Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Patos de Minas recebe Carreta Móvel de Automação do SENAI

A carreta veio por solicitação do Sindimetal, Unipam e da Fiemg Regional Alto Paranaíba

por Weslley Raphael
20/10/2016 - 15h58

No dia 25 de outubro, chega a Patos de Minas, a Carreta Móvel de Automação do SENAI de Belo Horizonte. A vinda dela foi resultado da ação do Sindimetal – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Patos de Minas, em parceria com a Fiemg Regional Alto Paranaíba, o SENAI e o UNIPAM. Ela fará exposição de divulgação das tecnologias empregadas em diferentes equipamentos, nos dias 26 e 27 de outubro, de 14h00 às 17h00 e de 18h00 às 22h, no Parque de Exposições.

O supervisor técnico das Escolas Móveis do SENAI, Reinaldo Lourenço Crispim, informou que a carreta é composta por sala de aula e plantas de simulação de Acionamentos Eletrohidráulicos e Eletropneumáticos, além de uma planta de automação que simula a operação de uma linha de montagem robotizada. Segundo ele, é a oportunidade para identificar tecnologias empregadas em processos automatizados e vivenciar a aplicação prática de conteúdos estudados em cursos de Engenharia (Automação, Mecânica, Elétrica, e outras).

Durante o período, serão feitas apresentações para turmas de alunos do SENAI, do UNIPAM e demais convidados sobre:

  • Sistemas Eletrohidráulicos e Eletropneumáticos
  • Sistemas modulares de produção comandados por controladores lógicos programáveis
  • Visão Geral de parametrização de robôs em planta de Automação.

O presidente do Sindimetal, Lisandro de Queiroz Bicalho, destacou a importância da aproximação entre Universidade e a Indústria e as unidades móveis do SENAI já são reconhecidas no Estado e nos Pais pela qualidade do trabalho que desenvolvem e por levar conhecimento em diversos municípios.

A coordenadora executiva do Sindicato, Michele Donato, salientou que a Unidade Móvel possibilitará o estímulo à inovação. “Hoje, boa parte das ideias inovadoras surgem no ambiente da automação industrial. Os estudantes terão acesso ao que existe de mais moderno, para que eles deixem as salas de aula em condições de criar e ser proativos no ambiente onde irão trabalhar futuramente, ajudando as indústrias na obtenção de resultados”, comentou.

As apresentações têm duração de 30 minutos e as visitas dos alunos devem ser agendadas, diretamente, com os coordenadores dos Cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Unipam. Ela destacou, ainda, que o Sindimetal coordenará a visita de um grupo de empresários. Para mais informações: (34)3823-3355.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : FIEMG Regional - Alto Paranaiba.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS