Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Projeto paraolímpico patense desenvolve atletas profissionais

As atividades desenvolvidas são basquetebol em cadeiras de rodas e natação para crianças e adultos

por Weslley Raphael
28/09/2016 - 08h44

Atualmente, no Brasil existem vinte modalidades esportivas destinadas a deficientes físicos do sexo masculino e feminino. Há uma classificação funcional para todas as modalidades, e os atletas são classificados nas especialidades de esporte conforme seu comprometimento físico-motor.

Em Patos de Minas, a Associação Paraolímpica Patense (APP), em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e a DB, desenvolvem o Projeto Paraolímpico Patense. O Projeto tem como objetivo proporcionar as pessoas com deficiência uma atividade desportiva, melhorando a qualidade de vida, interação social e cultural e ainda, o desenvolvimento profissional dos atletas. As atividades desenvolvidas são basquetebol em cadeiras de rodas e natação para crianças e adultos.

A equipe de atletas paraolímpicos de Patos de Minas já alcançou vitórias importantes. Foram dois acessos consecutivos nos campeonatos brasileiros. O time foi campeão da divisão de acesso em 2013 em Manaus e, logo após em 2014 alcançou o objetivo de classificar-se para a segunda divisão, em São Paulo. Já em Minas Gerais, a equipe foi Campeã Mineira.

De acordo com o atleta da equipe, Silvio Ribeiro, os resultados nas quadras são importantes, mas vale lembrar que o projeto de esporte paralítico atende diversas pessoas com deficiência que não participam de competições, mas são beneficiadas pelo projeto, praticando esportes para promover a saúde. A Associação oferece aulas de Atletismo, basquete em cadeira de rodas, natação e tênis de mesa. “O esporte é uma ferramenta de reintegração social para as pessoas com deficiência, elas passam a ter mais confiança e melhoram a sua qualidade de vida”, afirmou Silvio.

As deficiências aceitas nos esportes paraolímpicos vão desde paralisia cerebral, amputação de algum membro do corpo até a cegueira completa. A única exceção é para deficientes auditivos, que participam de atividades esportivas convencionais.

As inscrições para participar do projeto estão abertas. Os interessados devem procurar o professor Antônio de Pádua ou a professora Rejane Canedo, no ginásio do UNIPAM. Para a realização da inscrição é necessário uma foto 3x4, cópia da identidade e CPF, comprovante de endereço e atestado médico que deverá constar se o participante está apto para praticar atividades físicas. Vale ressaltar que todas as atividades são gratuitas e realizadas com acompanhamento de profissionais.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Débora Araujo.

OUTRAS NOTÍCIAS