Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Prefeitura de Patos de Minas adotará borrifação residual intradomiciliar no combate ao Aedes aegypti

Nova técnica amplia as estratégias de controle do mosquito transmissor da dengue e outras doenças

por Weslley Raphael
19/12/2024 - 11h38

Prefeitura de Patos de Minas adotará borrifação residual intradomiciliar no combate ao Aedes aegypti

A partir de janeiro de 2025, a Prefeitura de Patos de Minas implementará a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) como uma medida complementar no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. A tecnologia, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, consiste na aplicação de inseticidas em superfícies internas de imóveis com alta circulação de pessoas, incluindo escolas, igrejas e prédios públicos.

A técnica inovadora age eliminando os mosquitos que entram em contato com as superfícies tratadas, como paredes, móveis e outras áreas internas. De acordo com o Ministério da Saúde, a BRI é segura para pessoas, animais domésticos e o meio ambiente. Além de controlar a proliferação do vetor, a aplicação funciona como uma barreira química, afastando o mosquito e reduzindo o risco de novas infestações em áreas críticas.

A coordenadora do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypti, Daniele Cristine Nunes, destaca a importância da medida como mais uma ferramenta no esforço contínuo para controlar o mosquito. “Nossos agentes serão devidamente capacitados para realizar essa pulverização. No entanto, continuaremos com as ações já tradicionais, como visitas domiciliares, mutirões de limpeza e campanhas educativas”, explicou Daniele.

Ela também reforçou a necessidade de colaboração da comunidade. “Nenhuma inovação é suficiente se não houver engajamento da população. A eliminação de criadouros, como recipientes que acumulam água parada, continua sendo indispensável para conter a proliferação do mosquito”, afirmou a coordenadora.

A BRI é especialmente eficaz em locais com grande movimentação de pessoas, onde os mosquitos têm maior chance de se multiplicar e espalhar doenças. A expectativa é que a medida amplie a proteção comunitária e contribua para a redução significativa dos casos de arboviroses na região. Com a nova estratégia, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a saúde pública e o bem-estar da população.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 


OUTRAS NOTÍCIAS