Patos em Destaque Whats

Obrigações Legais Ambientais 2021 é tema de workshop

Evento on-line mobilizou participantes em mais de 30 municípios

por Weslley Raphael
05/03/2021 - 11h15

Obrigações Legais Ambientais 2021 é tema de workshop Durante o evento, aconteceram também, palestras de duas representantes da SUPRAM Triângulo e Alto Paranaíba (TMAP)

A FIEMG – por meio das Regionais Alto Paranaíba (Patos de Minas), Vale do Rio Grande (Uberaba), Vale do Paranaíba (Uberlândia) e Pontal (Ituiutaba) – realizaram no dia 03 de março, o Workshop Obrigações Legais Ambientais 2021. O evento, que teve a parceria da SUPRAM Triângulo e Alto Paranaíba, reuniu cerca de 120 participantes em aproximadamente 30 municípios de Minas Gerais e Goiás. O objetivo foi orientar industriais e empresários para o cumprimentos de prazos legais, no decorrer do ano, de forma a manter os empreendimentos regularizados em relação às exigências ambientais e alertar para as obrigações com vencimento até 31/03/2021. 

 O primeiro tema apresentado foi Gestão de Recursos Hídricos, pelo analista ambiental da FIEMG, Deivid Lucas de Oliveira. Ele abordou os tópicos: Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos; Sistema de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos em Minas Gerais (SISCAD); Cobrança pelo uso da água e Declaração de Carga Poluidora.  

 A advogada de Meio Ambiente da FIEMG, Denise Bernardes, apresentou os temas: Cadastro Técnico Federal e Estadual; Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA e TFAMG); Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras (RAPP) e Declaração de Áreas Contaminadas 

 A analista ambiental da FIEMG Regional Vale do Paranaíba e também, da Regional Pontal do Triângulo, Maria Eduarda Rodrigues da Cunha trouxe conteúdos sobre o Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR); 

 Apresentações SUPRAM 

Durante o evento, aconteceram também, palestras de duas representantes da SUPRAM Triângulo e Alto Paranaíba (TMAP). Os assuntos Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e Cumprimento de Condicionantes foi apresentado pela coordenadora do Núcleo de Controle Ambiental, Vanessa Maria Frasson. O tema Procedimento de Cientificação Digital foi apresentado pela diretora Regional de Fiscalização Ambiental, Francely Moreno.  O evento contou também com a participação da superintendente da SUPRAM Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Kamila Borges Alves. 

Foi uma oportunidade que os participantes tiveram de conhecerem as mudanças que aconteceram nas legislações ambientais e esclarecer dúvidas com os profissionais da FIEMG e da SUPRAM TMAP. Para este workshop, houve a integração de quatro regionais da FIEMG, por meio dos presidentes: Roberto Revelino Silva - Pontal do Triângulo (com sede em Ituiutaba);  Pedro César Spina - Vale do Paranaíba (com sede em Uberlândia); José Arlênio Veneziano - Vale do Rio Grande (com sede em Uberaba); e Lisandro de Queiroz Bicalho – Alto Paranaíba (com sede em Patos de Minas). 

 Para que os empreendedores estejam atentos ao cumprimento destas legislações, a FIEMG publicou uma cartilha com todos os prazos das Obrigações Legais Ambientais de 2021, que podem ser acessadas pelo portal da instituição: https://www7.fiemg.com.br/fiemg/produto/obrigacoes-legais-ambientais-2021.  

 Mais informações podem ser obtidas junto aos analistas ambientais das Regionais:  

Alto Paranaíba - Helberth Teixeira - [email protected]

Vale do Paranaíba e Pontal do Triângulo – Maria Eduarda Rodrigues – [email protected]  

Vale do Rio Grande – Gislandro Hudson Torres – [email protected].  

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS