Faculdade Patos de Minas - FPM

Estoques de sangue passam por queda em Patos de Minas

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos

por Weslley Raphael
04/08/2021 - 13h10

Estoques de sangue passam por queda em Patos de Minas

A Fundação Hemominas de Patos de Minas conclama os doadores voluntários de sangue de todos os tipos sanguíneos a comparecerem em sua unidade para realizar a doação e ajudar a regularizar os estoques.

Desde o início do inverno e pandemia, o número de doadores de sangue caiu significativamente, atualmente, os estoques estão, em média, 50% abaixo do ideal.

Segurança

A Fundação Hemominas de Patos de Minas segue uma série de procedimentos de prevenção para que os doadores se sintam seguros ao entrar na instituição e fazer a doação de sangue. Entre os cuidados adotados, está o agendamento do horário para doação; o uso obrigatório de máscaras; a utilização do álcool gel / líquido70% para higienização das mãos; e a reorganização das salas de espera e de coleta de sangue da unidade, garantindo um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.

Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente.

Como fazer a doação

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus COVID-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Vacinas para Covid impede a doação por no máximo 7 dias e da gripe por 48 horas.

Agendamento

As doações devem ser agendadas online ou pelo MGapp - Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

HORÁRIOS DE COLETA EM PATOS DE MINAS:

SEGUNDA-FEIRA: DE 14:30 ÀS 18:30H

DE TERÇA A SEXTA-FEIRA: DE 7 ÀS 11 HORAS.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)

Fonte: : Fundação Hemominas de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS