UNIPAM

Ex-aluna faz sucesso com doces, queijos e requeijão

Para os atores do Sistema FAEMG e entidades parceiras, no caso, a CAAFBOM, fica o sentimento de dever cumprido

por Weslley Raphael
18/05/2022 - 11h43

Ex-aluna faz sucesso com doces, queijos e requeijão

A vida da produtora Maria Brandão mudou da água para o vinho. A dona de casa tornou-se empreendedora. Maria está fazendo da pequena produção de leite um negócio lucrativo. Os doces, queijos e requeijão caíram no gosto dos moradores de Bonfinópolis de Minas. A motivação para a nova empreitada surgiu durante o curso de Derivados do Leite do Sistema FAEMG.

Maria e o esposo têm uma pequena propriedade a menos de 20 quilômetros da cidade, onde produzem cerca de 150 litros de leite por dia. Eles vendiam o queijo tradicional para queijeiros do município, mas o negócio deixou de compensar. “A gente vendia por R$18 o quilo, mas depois caiu para R$10. Não estava dando para manter”. 

O curso veio na hora certa. Maria soube da oportunidade pela Central das Associações da Agricultura Familiar de Bonfinópolis de Minas (CAAFBOM), parceira do Sistema FAEMG. “Não tenho palavras para expressar o quanto foi importante para mim. Além de ter aprendido a fazer de tudo, enxerguei a oportunidade de negócio”, disse a produtora.

Maria é a mais nova feirante de Bonfinópolis de Minas. Todos os sábados, ela vende doce de leite, queijo trança e requeijão. Em pouco tempo, já conquistou vários clientes. “O pessoal está gostando muito do que faço e está sendo um negócio lucrativo. Pretendo em breve montar um empório. Já até dei um nome, vai se chamar ‘Sabor do Sertão’. Agradeço muito ao Sistema FAEMG e a CAAFBOM pela oportunidade”.

Trabalho gratificante

Para os atores do Sistema FAEMG e entidades parceiras, no caso, a CAAFBOM, fica o sentimento de dever cumprido. “É muito gratificante saber que os alunos estão se dando bem, aproveitando os ensinamentos dos cursos e agregando valor à vida de toda a família”, disse o instrutor do curso de Derivados do Leite, Ariel Furtado.

“Fico muito feliz ao ver a evolução de ex-alunos. Os cursos do Sistema FAEMG estão fazendo a diferença em toda a cadeia produtiva do leite em Bonfinópolis. Com o aumento da produção, os produtores estão processando o leite e agregando mais valor ao negócio. Essa parceria é fundamental para nós”, destacou a presidente e mobilizadora da CAAFBOM, Rita dos Santos.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : SENAR
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS