Patos em Destaque Whats

Casqueamento de bovinos em Luz: produtores rurais qualificados pelo Senar Minas

Elmo aprendeu o casqueamento e resolveu o problema na fazenda dele. Foi então que viu nesta atividade uma oportunidade para ganhar dinheiro

por Weslley Raphael
19/02/2019 - 16h47

Elmo Oliveira decidiu virar produtor de leite há dez anos, herdou dos pais a paixão por animais. Mas não demorou muito para começarem os desafios. A baixa produção de leite o deixava preocupado e a falta de conhecimento e experiência tornava tudo mais difícil. Depois de conversar com outros produtores rurais, ele descobriu que as vacas não produziam bem por causa de problemas nos cascos. Aí surgiu outra dificuldade: encontrar alguém qualificado para fazer casqueamento. “Procurei em toda a região e não encontrei ninguém que sabia fazer o serviço, então fui atrás do Senar Minas e decidi fazer o curso. Para mim, foi um divisor de águas”.

Elmo aprendeu o casqueamento e resolveu o problema na fazenda dele. Foi então que viu nesta atividade uma oportunidade para ganhar dinheiro.  “Eu já sabia fazer, faltava o equipamento. Foi aí que fiz um acordo com um vizinho: ele tinha o tronco para casquear, mas não sabia fazer o serviço. Disse a ele que cuidaria dos animais dele e, em troca, ele me emprestaria o tronco para prestar o serviço a outros produtores rurais. O negócio cresceu de tal maneira que rapidamente comprei meu próprio tronco e hoje vivo disso, tiro o sustento da minha família fazendo casqueamento de bovinos. Sou muito grato ao Senar Minas”, diz, empolgado.

Vacas que tem dificuldades para reproduzir, que dão pouco leite e que vivem abaixo da média são problemas vivenciados por inúmeros produtores rurais, mas o que muitos não sabem é que isso normalmente está relacionado com os cascos dos animais. “Se a vaca não consegue andar naturalmente, surgem todos estes problemas. Por isso, a importância de saber cuidar dos cascos, de forma corretiva e preventiva. Os resultados podem ser observados em pouco tempo. As vacas terão melhor reprodução, produzirão mais leite, e viverão por mais tempo, reduzindo gastos com remédios e tratamentos”, conta o instrutor do Senar Minas, Alexandre Bojikian.

Elmo inspirou outros produtores rurais. Em Luz, na região central mineira, outras turmas já concluíram o curso do Senar Minas, que é realizado através da parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Neste ano, moradores da região de Cipó Marcela, há aproximadamente 40 quilômetros da cidade, foram os primeiros do estado a fazerem o novo curso de Casqueamento do Senar Minas, com carga horária de 40 horas. Até ano passado, o curso era de apenas 24 horas.

Rafaela Rodrigues, de 19 anos, foi uma dos participantes. Desde mais nova, ela ajuda os avós na produção de leite, mas nem tinha ideia do que era casqueamento. A jovem, que pretende estudar veterinária, diz estar ansiosa para colocar o aprendizado em prática. “Se eu for falar o que aprendi, vou ficar o dia todo. Para mim, não teve curso melhor. Achei bem completo, profundo, foram cinco dias de muito aprendizado. E ainda teve a prática, pude fazer o casqueamento durante o curso e sei que estou preparada agora”.

O instrutor, Alexandre Bojikian, comentou sobre o aumento na carga horária do curso, a partir deste ano. “Foram incluídos novos conteúdos, como a avaliação dos aprumos dos animais, que considero extremamente importante. Animal que tem bom aprumo caminha melhor em busca de alimento, se alimenta melhor e, consequentemente, produz melhor. Todos os participantes de Cipó Marcela foram aprovados e poderão, a partir de agora, fazerem em suas propriedades ou fazerem como o Elmo, prestando o serviço a outros produtores rurais. Hoje existe grande demanda por este trabalho na atividade leiteira, principalmente”.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Elcio Fonseca Chaves Júnior Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS