Patos em Destaque Whats

Pedidos de comida brasileira dispararam em Patos de Minas, aponta app de delivery 99Food

Para Pedro Gomes, diretor de operações da 99Food, a pesquisa mostra o potencial de expansão do delivery no país

por Weslley Raphael
23/11/2021 - 09h40

Pedidos de comida brasileira dispararam em Patos de Minas, aponta app de delivery 99Food

Prestes a completar um ano desde a chegada a Patos de Minas, o aplicativo de delivery 99Food revelou as preferências gastronômicas dos patenses e identificou a culinária brasileira como uma das favoritas do público local. No Top 3 dos pedidos feitos pelo app, as famosas ‘marmitas’ registraram um crescimento de mais de 90% entre as opções escolhidas pelos clientes, representando 15% de todos os tipos de refeições oferecidas no menu virtual nos últimos nove meses. 

O levantamento realizado pelo aplicativo indicou ainda um outro movimento importante: a adesão do público e dos restaurantes da cidade ao serviço de delivery. Fechando o período com um crescimento de 140% no número de pedidos realizados em relação ao primeiro mês de chegada da plataforma, os cadastros de consumidores e de novos restaurantes também saltaram até setembro deste ano.

Os recortes traçados pelo app ajudam não apenas a desvendar tendências de comportamento da população e do comércio, mas também a mensurar o incentivo da 99Food aos pequenos estabelecimentos desde a inauguração da operação. A plataforma chegou a Patos de Minas pouco antes da pandemia da Covid-19 ser uma realidade e, desde então, tem sido uma importante parceira dos restaurantes locais, que viram o movimento diminuir devido a necessidade do distanciamento social e encontraram no delivery uma solução.

O papel do delivery na vida dos brasileiros

Uma pesquisa encomendada pela 99Food e realizada pelo Datafolha revelou, por exemplo, que 64% dos brasileiros, de todas as classes sociais, passaram a pedir mais comida nas plataformas durante a crise sanitária. O estudo, que buscou conhecer os hábitos da população em relação à alimentação e identificar quem são os que cozinham, indicou também que o novo hábito veio para ficar. 

Na sondagem, 62% dos entrevistados, sinalizaram que, mesmo após o fim da pandemia, pretendem manter os pedidos de comida por app. O que tudo indica é que, um público que até então usava pouco o serviço, gostou de sua praticidade, talvez por conta da correria do dia a dia. Os pais aumentaram o uso em 68%. Destes, 20% planejam ampliar a utilização no futuro. 

Outro dado que impressiona diz respeito a um outro novo público dos deliveries: as pessoas acima de 60 anos. O índice de uso por eles nesse período é de 80%. Parte considerada grupos de risco, tiveram que redobrar os cuidados desde que a pandemia se instaurou, o que implicou no isolamento social mais severo, razão pela qual podem ter aderido a tecnologia para receber comida em casa, já que estavam evitando ao máximo sair para fazer compras, o que os impedia de cozinhar, provavelmente.

Para Pedro Gomes, diretor de operações da 99Food, a pesquisa mostra o potencial de expansão do delivery no país. “Estamos muito felizes com os resultados obtidos em Patos de Minas até o momento e convictos de que o delivery se consolidou entre os brasileiros. Os dados nos fazem entender que estamos no caminho certo ao apostarmos na ‘democratização’ do paladar das famílias, no resgate da culinária tradicional e no apoio aos pequenos restaurantes, sobretudo aos trabalhos de mulheres que ajudam a fazer girar a economia local”, destacou.

Compre do Pequeno 

Desde o início da operação, uma das características da 99Food é o incentivo aos pequenos e médios restaurantes, oferecendo alternativas para impulsionar o negócio, como a campanha “Compre do Pequeno”, que sugere ao consumidor realizar pedidos em estabelecimentos de produtores locais. A 99Food tem como política realizar repasses semanais aos proprietários de bares e restaurantes, uma vez que essa periodicidade contribui para a agilidade no capital de giro dos parceiros e para a economia de cidades pequenas. Também não cobra taxa de adesão e de manutenção. 

A plataforma também não exige exclusividade dos restaurantes, pois entende que devem e têm o direito de escolherem com qual ou quais plataformas querem trabalhar. Além de disponibilizarem cursos gratuitos de gestão, em parceria com o Sebrae, que ajudam os empresários no gerenciamento do negócio.

Metodologia Datafolha: Pesquisa quantitativa, realizada mediante autopreenchimento online de questionário estruturado em painel de internautas, entre os dias 8 de abril a 7 de maio deste ano. Foram entrevistadas 1.515 pessoas (46% homens, 54% mulheres), distribuídas em todas as regiões do Brasil. Os entrevistados possuem entre 16 anos ou mais, pertencentes a todas as classes econômicas e que utilizaram apps de delivery de comida no último mês, anterior à pesquisa. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Sobre a 99Food 

A 99Food é uma plataforma de intermediação de entregas dos estabelecimentos locais de uma maneira tão simples quanto solicitar uma corrida dentro do app 99. A 99Food usa a mais alta tecnologia para conectar os sabores e cultura gastronômica do Brasil e oferecer para as pessoas uma ampla variedade de locais com opções simples, acessíveis e deliciosas para comer todos os dias. A companhia faz parte da empresa global DiDi Chuxing ("DiDi") e está disponível para usuários do aplicativo 99Food (para Android e iOS). Saiba mais em https://food.99app.com.   

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : 99Food

OUTRAS NOTÍCIAS