Faculdade Patos de Minas - FPM

Civuca Costa quer a criação e o lançamento oficial do Proaupa durante a programação da semana do dia da árvore

A minuta do projeto que foi elaborada em 2013

por Weslley Raphael
03/08/2022 - 13h05

Civuca Costa quer a criação e o lançamento oficial do Proaupa durante a programação da semana do dia da árvore

O conselheiro ambiental do Cima, Codema, Colmeia e Comsab, Civuca Costa, protocolizou ao Prefeito Municipal, Luís Eduardo Falcão, memorando contendo recomendações para a implantação e o desenvolvimento de programas e projetos socioambientais em Patos de Minas. 

O documento foi protocolado em forma de Processo Administrativo sob o nº 2.621 datado em 9 de junho de 2022 e aguarda resposta dos setores responsáveis pelas áreas ambiental e jurídica da Prefeitura Municipal, com manifestações sobre os temas propostos. 

O gestor ambiental e jornalista Civuca Costa, regularmente, apresenta oficialmente sugestões contendo proposições com o objetivo de ampliar as melhorias do meio ambiente e da sustentabilidade de Patos de Minas, como forma de contribuição socioambiental para o bem estar e o aumento da qualidade de vida da população. 

A justificativa do memorando de nº 10/2022, traz a seguinte mensagem: "Sugestão para a a aprovação de Projeto de Lei do Programa Permanente de Arborização Urbana (Propaupa), tornando-se Lei Municipal, com o objetivo de estimular e fomentar o plantio de espécies de árvores no perímetro urbano de Patos de Minas. A exemplo do Programa Pronascentes que se tornou Lei Municipal de nº 501/2015 com a finalidade de recuperar, preservar e proteger, as áreas de nascentes e recursos hídricos do Município, com resultados significativos nos últimos sete anos. Ou seja, conservação com ações continuadas e compartilhadas das nossas águas e das nossas árvores. 

O documento sugere ainda, que o lançamento oficial do Programa Permanente de Arborização Urbana de Patos de Minas, aconteça dentro da programação da semana em que se comemora o Dia da Árvore, no dia 21 de setembro de 2022. 

Na ocasião, o documento protocolado recomenda também a criação de uma equipe técnica destinada exclusivamente para cuidar e zelar das árvores plantadas no perímetro urbana do Município. E, traz, o seguinte texto: "Sugestão para a criação da Equipe Botânica lotada na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, com o objetivo específico para o plantio, manutenção, reposição, poda e substituição de espécies de Arborização Urbana de Patos de Minas e comunidades rurais do Município. 

Na justificativa, o documento diz que no momento, o Município não possui equipe capacitada com expertise em poda, supressão, manutenção e substituição de indivíduos de espécies para arborização urbana. Há uma profunda demanda operacional no que se refere a plantio, manutenção (poda, irrigação, proteção, substituição) de espécies comprometidas com risco de queda e o reflorestamento do centro urbano do Município. Nestes termos, o presente memorando pede manifestações e providências sobre os referidos assuntos. Atenciosamente, Eugênio Pacelli Civuca Costa (Comunicador do COLMEIA PATOS - Pró-Mananciais e Conselheiro ambiental do CIMA, CODEMA, COLMEIA e COMSAB). 

Em tempo: Existe um anteprojeto construído a quatro mãos, por equipe universitária de alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), que basta agora só a sua atualização e adequação por profissionais da área. A minuta do projeto que foi elaborada em 2013, pelo Núcleo de Estudo em Arborização Urbana (NEAU) do Unipam, contém 30 páginas e o alinhamento das etapas de contextualização, diagnóstico, plano de ações, plano de mídia e metodologia de trabalho do Programa de Arborização Urbana de Patos de Minas (Proaupa). 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : Comunicação Colmeia Patos

OUTRAS NOTÍCIAS