Unipam - Vestibular de Inverno

Casal prospera com cafés especiais

Diante do sucesso do negócio, Rafael só tem que agradecer ao Sistema FAEMG/SENAR/INAES por ser importante aliado dos cafés especiais Santa Bárbara

por Weslley Raphael
30/04/2021 - 09h14

Casal prospera com cafés especiais Juliana, Rafael e filhos - Foto: Divulgação

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES foi importante aliado para o desenvolvimento dos cafés especiais da fazenda Santa Bárbara, em Monte Carmelo. Em 2012, o engenheiro agrônomo Rafael Tomás iniciou a transição da pecuária de leite para o café. Mesmo com a experiência adquirida ao longo dos anos, ele não imaginava tantos desafios pelo caminho e por isso pediu ajuda à esposa, uma improvável companheira de Rafael nos negócios rurais, já que Juliana Melo é farmacêutica de formação e na época tinha a própria farmácia.

“Ela era uma pessoa da cidade, mas eu precisava dela do meu lado, por isso fomos buscar ajuda do SENAR, através da parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Carmelo. Ela se capacitou bastante e hoje toma conta de tudo, dentro e fora da porteira”, enfatiza Rafael.

Juliana admite que, no início, teve medo de não conseguir, mas depois percebeu que era possível se reinventar profissionalmente. “Eu vendi a farmácia, fui para a fazenda e comecei a estudar. Já fiz praticamente todos os cursos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES na área da cafeicultura, o SENAR foi minha faculdade”, descontrai.

Os três colaboradores do casal não ficaram para trás, também se capacitaram. Juliana diz que todos evoluíram juntos. “Adquirimos conhecimentos ‘da lavoura à xícara’, nosso café ganhou mais qualidade e nós nos colocamos no mercado de maneira diferenciada. A última safra foi 100% de cafés especiais, 2 mil sacas comercializadas no Brasil e no exterior”, acrescenta.

Diante do sucesso do negócio, Rafael só tem que agradecer ao Sistema FAEMG/SENAR/INAES por ser importante aliado dos cafés especiais Santa Bárbara. “É de fato a escola do campo, porque traz conhecimento para nós proprietários e também para nossos colaboradores. Dessa forma todos saem ganhando”.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : FAEMG/SENAR/INAES

OUTRAS NOTÍCIAS