UNIPAM

Codema realiza reunião ordinária do mês de junho

Conselho irá notificar a Copasa por problemas de esgotamento sanitário e descumprimento de diretrizes ambientais

por Weslley Raphael
17/06/2021 - 17h27

Codema realiza reunião ordinária do mês de junho

Os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Patos de Minas, realizaram encontro virtual em reunião ordinária do mês de junho de 2021 para deliberar sobre diversos assuntos de ordem ambiental. A live aconteceu no dia 15 de junho, de 8h30min às 11 horas, pela plataforma on-line do google meet.

Na pauta constaram a discussão sobre processos administrativos de projetos de loteamentos protocolados na Prefeitura Municipal, com pedidos de aprovação de diretrizes ambientais, descaucionamento de lotes, construção de aceiros em área de agronegócios, dentre outras demandas ambientais.

O Codema também debateu sobre os problemas de esgotamento em vários bairros de Patos de Minas. Nas últimas semanas muitas denúncias tem sido feitas pela população sobre problemas de vazamento de esgoto em vias públicas da cidade. Neste contexto, ficou definido que o Conselho de Meio Ambiente irá notificar a Copasa para solucionar os problemas nas redes de esgoto do Município e a questão recorrente da falta d'água em diversos pontos da cidade.

Além dos problemas de esgotamento sanitário, falta de água e das condições ruins do asfalto refeito após a abertura de valetas que cortam as vias públicas para a execução de serviços de infraestrutura, os conselheiros também informaram que a Copasa vem descumprindo algumas diretrizes ambientais nas áreas de construção de elevatórias da ETE e outros serviços, sem o plantio de espécies gramíneas para evitar erosão ou danos aos terrenos.

Como sugestão ficou definido que a empresa cumpra rigorosamente o PRAD - Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, não só com o plantio de gramas e espécies adequadas para conter erosões, mas que seja feita a revitalização do terreno onde são feitos os serviços de infraestrutura para a ampliação de redes, melhoria do sistema de abastecimento e na implantação de redes coletoras, interceptoras e linhas de recalque, como o aterro e desaterro (movimentação de terra) nas áreas afetadas com as intervenções da Copasa.

Os conselheiros ambientais do Codema também discutiram sobre outras demandas como denúncias de invasões irregulares de áreas de preservação e o não cumprimento de alguns loteamentos de itens importantes previstas no documento das Diretrizes Ambientais vigentes no âmbito do município de Patos de Minas. Os conselheiros elegeram uma comissão que fará regularmente vistorias técnicas para a visita nestes locais com problemas de desobrigação de leis ambientais.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

 

 

Fonte: : Codema

OUTRAS NOTÍCIAS