FPM

Renegociação de dívidas do Fies começa nesta terça-feira

Mais de 1,2 milhão de inadimplentes podem ser beneficiados

por Weslley Raphael
07/11/2023 - 12h00

Renegociação de dívidas do Fies começa nesta terça-feira

A partir desta terça-feira (7), estudantes ou ex-alunos com dívidas relacionadas ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão a chance de regularizar suas pendências por meio das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Dados do Ministério da Educação (MEC) apontam que mais de 1,2 milhão de pessoas em situação de inadimplência podem se beneficiar das novas condições, incluindo descontos de até 99% no valor total da dívida consolidada.

O montante total a ser renegociado, conforme informações do MEC, chega a expressivos R$ 54 bilhões. Os interessados devem se dirigir à agência do banco responsável pelo financiamento. Importante ressaltar que as novas condições de pagamento são extensíveis a qualquer pessoa que tenha contrato no Fies, inclusive aquelas que estão em dia com os pagamentos.

Confira as condições detalhadas:

Estudantes com contratos do Fies firmados até o final de 2017 e com débitos vencidos e não pagos terão condições de amortização mais vantajosas. Para aqueles com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias até 30 de junho de 2023, o desconto pode chegar a até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem atingir 77%.

Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias em 30 de junho de 2023 terão a opção de liquidação por meio da adesão à transação, com desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista. Ou, ainda, parcelamento em até 150 meses do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantendo as demais condições do contrato (incluindo garantias e eventuais taxas).

Para estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no CadÚnico ou tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, está disponível desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive o principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.

Estudantes que se enquadrem na categoria de débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias até 30 de junho de 2023, e não estejam na situação mencionada no item anterior, terão desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, incluindo o principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 

Fonte: : Agência Brasil.

OUTRAS NOTÍCIAS