Patos em Destaque Whats

Após passar por cirurgia de catarata em Uberaba, onça-parda retorna ao Cetras de Patos de Minas para recuperação

Procedimento foi realizado no último sábado (23) e durou cerca de 50 minutos

por Weslley Raphael
26/10/2021 - 16h23

Após passar por cirurgia de catarata em Uberaba, onça-parda retorna ao Cetras de Patos de Minas para recuperação Onça-parda Kiara tem 11 meses e pesa 31kg - Foto: HVU/Divulgação

Após passar por uma cirurgia de catarata no Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), no último sábado (23), a onça-parda Kiara retornou ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras), em Patos de Minas, para recuperação. Segundo o HVU, essa foi a primeira cirurgia desse tipo registrada no país a ser realizada em uma onça.

O procedimento durou cerca de 50 minutos e, segundo os cirurgiões, foi delicado, mas de muito sucesso. Kiara deve permanecer em recuperação por mais duas semanas, antes de receber uma nova avaliação oftalmológica para verificar a restauração da visão após a cirurgia. O processo de recuperação total é estimado em 4 a 6 meses.

Com 11 meses e pesando 31 kg, a onça-parda sofreu um trauma na cabeça em 2020, o que ocasionou a lesão nos dois olhos. No entanto, após exames oftalmológicos, os médicos-veterinários responsáveis pela cirurgia verificaram que a lesão também tinha procedência congênita, ou seja, a onça já estava predisposta ao desenvolvimento da catarata.

“Inicialmente, seriam operados os dois olhos, mas o procedimento teve que ser feito apenas no olho esquerdo, pois foi detectada luxação posterior do cristalino no olho direito, o que inviabilizava o procedimento cirúrgico. O olho esquerdo apresentava subluxação anterior e microfaquia, o que tornou o procedimento extremamente desafiador”, explicou o cirurgião responsável pela operação, Glauber Tasso.

Kiara chegou ao Cetras de Patos de Minas aos 15 dias de vida, em dezembro do ano passado, com quadro neurológico compatíveis com trauma.

"Ela se recuperou bem, porém apresentou como sequela um quadro de catarata, que começou a se desenvolver em torno dos 3 meses de vida”, explicou o médico-veterinário do Cetras, Rafael Barros.

A cirurgia foi realizada no HVU, com a parceria do Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Cetras, e contou com a participação dos oftalmologistas-veterinários Fabrício Mamede e Glauber Tasso, sob a supervisão dos veterinários Renato Linhares, Cláudio Yudi, Ananda Teodora e Rafael Barros. A oftalmologista-veterinária Gabriela Madruga também participou dos exames oftalmológicos pré-cirúrgicos.

Experiência de universitários

Alunos de diversos períodos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Uberaba (Uniube) puderam acompanhar a cirurgia de Kiara, em tempo real, por uma televisão posicionada do lado de fora do bloco cirúrgico.

Durante a transmissão, Cláudio Yudi e Gabriela Madruga explicaram aos alunos o passo o passo de todo o procedimento.

“Acompanhar a cirurgia da onça foi desafiador, inclusive, para quem não estava diretamente na operação, pois a córnea da onça é mais dura do que a de um gato, por exemplo, e o olho apresenta muitos bastonetes, o que permite que ela enxergue muito bem no escuro. Eu não tinha presenciado nada parecido antes e foi desafiador poder explicar aos alunos também o passo a passo da cirurgia de catarata”, comentou Gabriela.

Referência em atendimentos de animais silvestres da região do Triângulo Mineiro há 21 anos, o HVU tem parcerias com a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), Corpo de Bombeiros, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e IEF.

"Ficamos felizes em ajudar a onça a ter novamente a visão recuperada e repassar conhecimento para outros profissionais que possam realizar a cirurgia em outros grandes felídeos em centros de triagem e zoológicos", finalizou o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : g1 Triângulo e Alto Paranaíba

OUTRAS NOTÍCIAS