Faculdade Patos de Minas - FPM

Contribuintes podem doar parte do IR para fundos da criança e do idoso

Quem não declarou o imposto de renda ainda pode aproveitar a oportunidade e destinar até 3% do valor devido ao FIA ou FID. O prazo para declaração vai até 31 de maio

por Weslley Raphael
03/05/2021 - 14h12

Contribuintes podem doar parte do IR para fundos da criança e do idoso

Já estamos no período de declaração do IR, e os contribuintes de Patos de Minas têm a oportunidade de ajudar entidades assistenciais do município, destinando parte do seu Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) ou Fundo do Idoso (FID). No ato da declaração, pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto devido para esses fundos e pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real podem deduzir até 1%.  Vale destacar que apenas contribuintes que optarem pelo formulário completo podem realizar a doação.

Os recursos destinados ao FIA e FID são utilizados para implementar políticas de promoção, defesa e proteção dos direitos das crianças, adolescentes e idosos. As instituições que atuam com esse tipo de ação social são o destinatário final dos valores recebidos pelos fundos. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) são os responsáveis por aprovar os projetos de entidades assistenciais que lidam diretamente com esse público e repassar os recursos captados. 

A presidente do CMDCA de Patos de Minas, Sirlania de Fátima Barbosa e Carvalho Matos, reforça a importância dessas doações para as instituições que promovem o trabalho com crianças e adolescentes carentes. “Os recursos do Imposto de Renda destinados ao FIA são repassados às entidades inscritas no Conselho da Criança que realizam trabalho de promoção e defesa dos direitos de menores em situação de vulnerabilidade social”, informou Sirlania. Ela ressaltou o quanto é importante as pessoas aderirem a essa causa: “Doar para o fundo da infância e do adolescente é um ato de cidadania, por isso a contribuição de cada um é muito valiosa”. 

Na esfera da proteção ao idoso, a presidente do CMDPI, Norma de Fátima Moreira, também destaca o quanto as doações são bem-vindas. “Desde 2012, quando foi criado o Conselho do Idoso, tem sido prestado um serviço extremamente relevante para os idosos de nossa cidade”, declarou a representante do órgão colegiado, convidando os contribuintes a doarem: “Fazer essa boa ação não custa nada para o contribuinte e essa ajuda é um apoio de grande valor, pois ajuda as entidades a promoverem ações que podem mudar vidas”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3822-9823 ou com o próprio contador quando for feita a declaração.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS