UNIPAM

Escola Municipal Gino André Barbosa realiza Dia de Campo sobre revitalização de nascente

No Dia de Campo, os alunos podem experienciar de maneira concreta conteúdos abordados em sala de aula

por Weslley Raphael
16/10/2019 - 16h12

A Escola Municipal Gino André Barbosa, de Posses do Chumbo, realizou no último dia 26 de setembro juntamente com os proprietários da fazenda Reserva Heitor, na região de Colônia Agrícola, o 12º Dia de Campo, intitulado, este ano, “Revitalização de Nascente”.

Além de palestras sobre a temática, os estudantes e diversos parceiros fizeram um delicioso lanche ao ar livre, puderam realizar uma caminhada pelo bosque e por trilhas da reserva, verificaram quanta água brota da nascente recuperada e plantaram mais de 100 mudas nativas no local.
A fazenda, administrada pelos proprietários Sheyla Heitor e Marcus Heitor, hoje já pode contar com uma nascente preservada e revitalizada, fruto de várias ações implementadas no local e uma parceria de 12 anos com a escola.

Para a diretora Edneuza Aparecida de Almeida Pains, um dos papéis da escola é trabalhar as questões ambientais, tendo em vista que é nela que os estudantes, ainda em processo de formação, constroem, com a mediação dos educadores, suas concepções e posturas cidadãs, podendo formar, assim, uma consciência ambiental.

Segundo o supervisor da escola, José Antonio Pains Silva, o evento é um dos projetos desenvolvidos pela escola que traz o meio ambiente como temática principal. O Dia de Campo é o momento no qual as crianças podem colocar em prática conhecimentos estudados em sala de aula. Além disso, as atividades desse dia oportunizam a cada um experiências concretas, a possibilidade de ver resultados do trabalho já realizado, podendo, posteriormente, aplicar os saberes adquiridos na propriedade e residência de suas famílias.

Para Sheyla Heitor, é um orgulho participar desse projeto, pois, hoje, após vários anos de cuidado, é possível verificar que a nascente, antes uma área de pastagem e seca, está recuperada, possui vasta área de preservação ambiental e água em abundância. A água é utilizada nas atividades diversas da fazenda e a sobra deságua na nascente do Rio da Prata. "Que esta ação sirva de exemplo para todos os produtores da região”, diz a produtora.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

 
Fonte: : ASCOM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS