Patos em Destaque Whats

Hospital São Lucas diz que atendimento pelo SUS pode ser suspenso se hemodiálise for transferida

Mensagem da direção da unidade de saúde foi enviada ao prefeito Luís Eduardo Falcão e à Secretária de Saúde.

por Weslley Raphael
23/04/2021 - 10h38

Hospital São Lucas diz que atendimento pelo SUS pode ser suspenso se hemodiálise for transferida

“Se a hemodiálise do São Lucas for transferida para a Clínica [do Rim] não teremos a mínima condição em continuar com os atendimentos”. Foi assim que a direção do Hospital São Lucas, em Patos de Minas, iniciou a mensagem enviada ao prefeito Luís Eduardo Falcão (Podemos) e à Secretária de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, na manhã desta quinta-feira (22). A comunicação da unidade de saúde ocorreu após um acordo judicial para a transferência do tratamento de pacientes renais para a Clínica do Rim.

A medida foi firmada em acordo entre a Prefeitura e a Associação dos Renais Crônicos do Alto Paranaíba (Arcap). A multa é estimada em R$ 20 mil para cada dia de descumprimento, após o fim do prazo. O pedido de transferência do atendimento foi feito pela Arcap, após reclamação de pacientes sobre o serviço prestado pelo hospital.

A decisão da Justiça Federal foi anunciada após audiência realizada na última sexta-feira (16). A reportagem entrou em contato com a Prefeitura e com um dos responsáveis pelo Hospital São Lucas (veja abaixo).

Mensagem

De acordo com a mensagem enviada pelo hospital, a transferência dos pacientes que fazem hemodiálise vai comprometer todo o atendimento realizado via Sistema Público de Saúde (SUS) da unidade, principalmente, o oncológico.

“Hoje são seis pacientes de hemodiálise internados em nossos Centros de Terapia Intensiva (CTI), e três estão intubados. O serviço de oncologia irá ser interrompido no mesmo dia do fim da nossa hemodiálise”, disse a direção.

Ainda segundo a mensagem, atualmente a unidade realiza 30 cirurgias oncológicas e têm 80 pacientes aguardando na fila. São 600 pacientes que realizam tratamento de radioterapia e quimioterapia que podem ser transferidos para outras cidades.

“A hemodiálise custeia todo o hospital incluindo a maternidade e o CTI. Não estamos tristes e sim preocupados com as notícias, pois acreditamos que estamos fechando o ciclo São Lucas” pontuou a direção.

No texto, o hospital também afirmou que todas as pendências apontadas pela Vigilância Sanitária no setor de hemodiálise foram resolvidas. Outro ponto citado são as 50 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) credenciadas pelo SUS, que podem deixar de ser oferecidas.

O que dizem os envolvidos

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Patos de Minas para saber como é feita contratação de serviços em hospitais particulares via SUS e pediu posicionamento sobre a mensagem, mas não obteve retorno até a última atualização da matéria.

A reportagem também entrou em contato com um dos responsáveis pelo Hospital São Lucas para pedir mais detalhes sobre o impacto financeiro da transferência dos pacientes renais, mas também não obteve retorno até a última atualização da matéria.

Entenda o caso

A transferência dos pacientes renais crônicos de Patos de Minas e região pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital São Lucas para a Clínica do Rim do Alto Paranaíba em até 30 dias foi acordada judicialmente na última sexta-feira (16). A medida foi firmada em acordo entre a Prefeitura e a Associação dos Renais Crônicos do Alto Paranaíba (Arcap).

Por meio de nota, a Prefeitura confirmou a participação na audiência e que trabalha para realizar os ajustes necessário para o cumprimento da determinação judicial dentro do prazo. O Hospital São Lucas se manifestou junto ao Município.

Já a Associação dos Renais Crônicos do Alto Paranaíba, por meio do vice-presidente Elias Henrique Pereira Cota, disse que, "A decisão judicial foi recebida com muita alegria e alivio pelos pacientes, em tempo para muitos, e infelizmente muito tarde para tantos outros. Os pacientes esperam que o município efetivamente cumpra a decisão judicial o mais rápido possível para que finalmente tenham um atendimento digno e humano, direito de todo cidadão brasileiro, pagador de impostos".

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : G1 Triângulo e Alto Paranaíba

OUTRAS NOTÍCIAS