Unipam - Vestibular de Inverno

Suspensa vacinação contra Covid-19 para deficiente visual no município

Será agendada nova data para atender pessoas com deficiência visual permanente

por Weslley Raphael
04/06/2021 - 15h40

 

A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que está suspensa na cidade a vacinação de deficientes visuais permanentes. Portanto esse público não será mais vacinado nesta sexta-feira (4/6) nem nesse sábado. A divulgação de informações inverídicas nas redes sociais e em grupos de WhatsApp tumultuou o atendimento no antigo Projeto Saci e prejudicou o trabalho das equipes.

Conforme o PNI, podem receber a dose dentro do grupo de deficiência permanente pessoas com deficiência visual grave: indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos. Assim, ao contrário do que está circulando, não é verdade que quem possui averbação A (obrigatório uso de lentes corretivas) na carteira de motorista tem necessariamente direito à vacina neste momento.

A informação quanto ao que é considerado deficiência visual prioritária está devidamente divulgada nos canais da prefeitura, e a partir de hoje serão feitos novos comunicados para reforçar esse esclarecimento.

Será agendada nova data para atender pessoas com deficiência visual permanente. Para as demais deficiências, segue normalmente o cronograma já divulgado. 

O PNI admite o uso de autodeclaração para quem possui deficiência permanente comprovar a condição, mas as pessoas que a preenchem estão suscetíveis ao artigo 299 do Código Penal Brasileiro, que trata de falsidade ideológica. Ou seja, caso o indivíduo declare uma deficiência grave, mas não a possua de fato, a denúncia é levada ao Ministério Público, podendo haver responsabilização criminal. 

Uma coletiva de imprensa e uma live serão marcadas para demais esclarecimentos sobre esse assunto.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS