Patos em Destaque Whats

Alunos e ex-alunos do Colégio Universitário são premiados em Olimpíada Nacional de Ciências

Na primeira fase, a prova era composta por 20 questões de múltipla escolha

por Weslley Raphael
11/03/2021 - 12h26

Alunos e ex-alunos do Colégio Universitário são premiados em Olimpíada Nacional de Ciências Alunos e ex-alunos do Colégio Universitário que participaram da ONC

Aline das Neves Rodrigues e Jeferson Leles Rodrigues, alunos do Colégio Universitário do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), juntamente com os ex-alunos Rian Soares Costa e Sabrina Estácio Gomes, sob orientação da professora de Biologia, Elisa Queiroz Garcia, foram premiados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A primeira fase foi realizada em agosto de 2020 e a segunda fase em janeiro deste ano, ambas ocorreram de maneira on-line.

A ex-aluna Sabrina Estácio Gomes e o aluno Jeferson Leles Rodrigues foram premiados com medalhas de ouro. Já o ex-aluno Rian Soares Costa e a aluna Aline das Neves Rodrigues receberam menções honrosas.

A ONC tem por objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais. A Olimpíada é uma realização da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Associação Brasileira de Química (ABQ), do Instituto Butantan, da Sociedade Astronômica Brasileira e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

As provas, da primeira e da segunda fase, foram divididas nos níveis Fundamental (estudantes do 8º e do 9° ano) e Médio (estudantes da 1ª, 2ª e 3ª série e 4ª série do Ensino Técnico), abordando questões de Astronomia, de Biologia, de Física, de História e de Química. Na primeira fase, a prova era composta por 20 questões de múltipla escolha. Já na segunda fase, a prova era formada por oito questões discursivas. Em virtude da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (COVID-19) os estudantes, de todos os níveis, fizeram os exames com os conteúdos da série imediatamente anterior àquela que foi cursada em 2020.

A aluna do 2º ano do Ensino Médio, Aline das Neves Rodrigues, ficou feliz com o seu desempenho e afirma que participará de outras olimpíadas. “Foi uma experiência ótima, sempre tive uma facilidade maior na área de humanas, mas meus professores e colegas me incentivaram muito a participar da ONC. Estou satisfeita com o resultado e continuarei participando de olimpíadas”, afirmou Aline das Neves.

O aluno do 3º ano do Ensino Médio, Jeferson Leles Rodrigues, explica sobre o processo de preparação para a Olimpíada. “Além de revisar as matérias que estudamos na escola, devemos buscar um aprofundamento em cada disciplina, seja por meio de livros acadêmicos, artigos científicos, sites na internet ou ainda no aplicativo de questões da própria ONC. Além disso, no site da Olimpíada estão disponíveis as provas anteriores com as questões comentadas, que são essenciais para treinar a resolução das questões e fixar o conhecimento já adquirido”, explicou Jeferson Leles.

A coordenadora pedagógica, do Colégio Universitário, professora Aparecida Silvério, explica a importância da participação dos alunos. “A ONC é uma oportunidade para incentivar a formação continuada proporcionando descobertas e novos conhecimentos, tanto relacionados à ciência quanto à tecnologia”, destacou Aparecida Silvério.

De acordo com o Diretor do Colégio Universitário, professor Fernando Dias da Silva, participar de olimpíadas do conhecimento já se tornou um hábito entre os/as estudantes do Colégio Universitário. “Esta é uma forma extremamente intuitiva e dinâmica de incentivar nossos alunos a descobrirem novas habilidades e conhecimentos”, ressaltou Fernando Dias.

Para mais informações acesse https://onciencias.org/.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : Ascom Unipam

OUTRAS NOTÍCIAS