Colgio Unipam

Hemominas convoca doadores de sangue dos tipos A e O

Fundação alerta para queda nos estoques de sangue A e O (positivo e negativo), destacando a importância da doação

por Weslley Raphael
19/11/2021 - 15h18

Hemominas convoca doadores de sangue dos tipos A e O

A Fundação Hemominas registrou queda nos estoques de sangue tipos A e O, o que gera grande preocupação e a necessidade de reforçar a importância da doação. De acordo com dados do hemocentro, os estoques de sangue dos tipos O positivo e O negativo tiveram queda superior a 60%. Também houve diminuição de 40% nos estoques do tipo A negativo e de 25% do tipo A positivo. Esses percentuais revelam que é essencial o comparecimento de doadores o quanto antes para evitar desabastecimento de sangue no estado.

Pelo fato de impactar diretamente no comparecimento de doadores, a pandemia agravou o quadro de doações. No entanto, a Fundação ressalta que, apesar do momento difícil ocasionado pela crise sanitária, todos os cuidados necessários para garantia da segurança de quem vai doar são tomados. Além do uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel e respeito ao distanciamento, há higienização frequente e adequada das unidades, como recomendado pela Anvisa e pela OMS.

Doação – Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, além de estar descansado e alimentado no momento da doação. Também é necessário apresentar documento original com foto.

Pessoas que foram infectadas por Covid-19 ficam inaptas a doar por 30 dias após estar completamente recuperadas. Candidatos à doação que tiveram contato com casos confirmados precisam aguardar 14 dias após a última interação com essas pessoas. Se o doador apresentar qualquer sintoma respiratório, mesmo que seja leve, deve aguardar 30 dias após a recuperação para poder doar.

Há restrições também para pessoas que receberam a vacina contra Covid-19. Existe um período de inaptidão após cada dose, o qual varia dependendo do imunizante recebido:

-Coronovac/Sinovac: 48 horas

-AstraZeneca/Fiocruz: sete dias

-Pfizer/BioNTech: sete dias

– Janssen-Cilag: sete dias

-Sputnik V: sete dias

-Covaxin/Bharat Biotech: 48 horas

-Moderna: sete dias

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS