UNIPAM

Comissão Especial de Recursos Hídricos e Hidrossanitários da Câmara Municipal realiza visita técnica ao Dmae de Uberlândia

Comitiva do Legislativo Patense visitou a sede e as estações de tratamento de água e esgoto de Uberlândia

por Weslley Raphael
16/04/2021 - 10h24

Comissão Especial de Recursos Hídricos e Hidrossanitários da Câmara Municipal realiza visita técnica ao Dmae de Uberlândia

Os membros da Comissão Especial de Recursos Hídricos, Hidrossanitários e assuntos relativos à Copasa, vereadores João Batista de Oliveira – João Marra e João Batista Gonçalves – Cabo Batista visitaram o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia, na última quarta-feira (14/4), com o objetivo de conhecer o funcionamento do órgão e dos serviços prestados à população, visando à possibilidade de implantação de melhorias no setor de saneamento de Patos de Minas.

Também participaram da visita o diretor-geral da Câmara Municipal, Hugo Messias, e o assessor parlamentar Ivan Soares. O vereador José Eustáquio de Faria Júnior, igualmente integrante da comissão, justificou a impossibilidade de comparecimento ao encontro na referida data.

Na oportunidade, os membros da comitiva do Legislativo Patense conheceram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim. Eles ainda estiveram na sede da autarquia e trocaram informações sobre o funcionamento dos serviços municipais relacionados à coleta de lixo e à drenagem pluvial.

O diretor-geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, destacou que o órgão se encontra de portas abertas e sempre disponível para compartilhar experiências que levam ao bem-estar aos cidadãos. "Temos que compartilhar nossos conhecimentos. Uberlândia hoje é referência na região e também é a terceira cidade do Brasil no ranking de saneamento básico. Temos um grande prazer em compartilhar nossas experiências, para que, assim, possamos levar ainda mais qualidade de vida a todos que compõem nossa região" afirmou.

Para o vereador Cabo Batista, conhecer as instalações de tratamento de água e esgoto de Uberlândia foi muito positivo. "O Dmae é uma referência para Minas Gerais. A recepção foi excelente", disse. Já o vereador João Marra destacou que muito aprendeu sobre os sistemas de tratamento de água e esgoto. "Aprendi muito, hoje foi um dia construtivo. Quero levar esse aprendizado para a minha cidade", afirmou.

Ranking do Saneamento

Uberlândia é referência em saneamento. Recentemente, a cidade ficou em terceiro lugar do país no ranking nacional de saneamento básico do Instituto Trata Brasil de 2021. Segue também como a primeira do Estado e a primeira do ranking nos municípios com mais de 500 mil habitantes e com um serviço 100% público.

Capim Branco

O Dmae também está ampliando o sistema de abastecimento com a ETA Capim Branco, que está em fase de pré-operação. O novo sistema tem capacidade de produção de 2 mil litros por segundo. Em conjunto com os outros dois sistemas vão água tratada para até 1,5 milhão de habitantes.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS