TeraByte

Atletas de Patos de Minas participaram da Copa Brasil de Street Workout

A medalha de 2º lugar foi para o atleta de Patos de Minas

por Weslley Raphael
08/12/2021 - 12h31

Atletas de Patos de Minas participaram da Copa Brasil de Street Workout Álvaro Sales, 2º lugar iniciante - Foto/reprodução

Muita gente conhece apenas como treino de rua. Mas o Street Workout é uma modalidade esportiva já consolidada no Brasil, contando com campeonato nacional e seletiva internacional. Para exemplificar, a Copa do Mundo de Street Workout – etapa Brasil 2021 foi realizada em Belo Horizonte no último fim semana, nos dias 4 e 5 de dezembro. A competição reuniu mais de 200 atletas brasileiros em diversas categorias, sendo 3 atletas e 1 treinador de Patos de Minas, da academia Swap Calistenia.

Os participantes foram divididos nas categorias “Freestyle Masculino Avançado”, “Freestyle Masculino Intermediário”, “Freestyle Masculino Iniciante”, “Freestyle Feminino Iniciante”, “Strength Masculino Livre”, “Strenght Feminino Livre” e “Street Lifting Masculino Livre”. Cada atleta realizou uma apresentação, demonstrando o máximo de força e talento. Além do título, a competição serviu como pontuação no ranking nacional, utilizado para selecionar atletas para disputas organizadas pela Federação Mundial (WSWCF).

O presidente da Liga Brasil de Street Workout e Calistenia, Breno Nunes, avaliou que todos os atletas que participaram são de altíssimo nível. “Todos estão de parabéns pelas posições alcançadas no pódio, com habilidades diferentes, porém desempenhos de grau máximo na maior competição já realizada em território brasileiro”, comentou.

Essa edição da Copa Brasil foi organizada pela Liga Brasil de Street Workout, com certificação da Federação Mundial “WSWCF” (World Street Workout & Calisthenics Federation), com coordenação-geral do Bop Games 2021, patrocínio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Belotur, e apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, da CSW Sports, da 4Climb, da Decathlon Belo Horizonte e da Afrodite Cosméticos.

Campeões (1º lugar), por categoria:

- Freestyle Masculino Avançado: Ricardo Santos, Ceará

- Freestyle Masculino Intermediário: Bruno Kajio, São Paulo

- Freestyle Masculino Iniciante: Lucas Machado, Rio de Janeiro

- Freestyle Feminino Iniciante: Rafaela Fontoura, Minas Gerais

- Strength Masculino Livre: Rafael Silva, Minas Gerais

- Strenght Feminino Livre: Juliana Gama, Rio de Janeiro

- Street Lifting Masculino Livre: Leonardo Mendite, Rio de Janeiro

Patos de Minas foi representado por:

- Álvaro Sales, 2º lugar iniciante;

- Daniel Reis, categoria avançado;

- Lucas Dias, categoria iniciante;

- Treinador Guilherme Duarte, da Academia Swap Calistenia 

O que é Street Workout e Calistenia?

O “Street Workout”, na tradução literal treino de rua, nada mais é que a execução de movimentos utilizando do próprio peso corporal da pessoa. Os movimentos se assemelham aos da ginástica olímpica, com algumas proximidades ao parkour e outras técnicas.

Já a calistenia nasceu no século 19, a partir da ginástica sueca, e se popularizou inicialmente nos Estados Unidos e na Europa. O nome original vem do grego – kallos, “beleza”, e sthenos, “força”. É uma modalidade sem restrição etária, acessível a todos. Além disso, sempre há um novo desafio a ser superado.

Os atletas treinam diariamente, realizando exercícios de fortalecimento e aprimoramento de movimentos de isometria e acrobáticos na barra fixa, nas barras paralelas e no solo. Os principais benefícios desta prática esportiva é a manutenção saúde, o bem-estar, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a concentração e o condicionamento físico.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : Copa Brasil de Street Workout

OUTRAS NOTÍCIAS