Faculdade Patos de Minas - FPM

Covid-19: aberto cadastro para vacinação de 12 a 17 anos

Entram, por exemplo, Síndrome de Down, pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme e diabetes

por Weslley Raphael
15/09/2021 - 11h32

Covid-19: aberto cadastro para vacinação de 12 a 17 anos

Adolescentes de 12 a 17 anos já podem cadastrar-se para vacinação contra a Covid-19 em Patos de Minas. A inscrição é por meio do site patosdeminas.prefeituras.net (Aprova Digital). O requerente deve criar usuário e senha na plataforma, caso não tenha, e depois buscar o processo específico para os nascidos de 2003 a 2009. Outra pessoa que já tenha acesso ao sistema, o mesmo usado para cadastramento na etapa de adultos, pode fazer o procedimento. 

Segundo o Governo estadual, a previsão é iniciar o atendimento dessa faixa etária ainda em setembro, devendo o município seguir a ordem de prioridade estabelecida na Deliberação CIB-SUS/MG 3.508, de 3 de setembro de 2021. Primeiramente serão vacinadas as pessoas de 12 a 17 anos com deficiências permanentes, vindo na sequência: adolescentes com comorbidades; gestantes e puérperas e, por fim, o público geral, sem comorbidades. 

Todos deverão apresentar termo de assentimento assinado pelos pais ou responsável legal como forma de garantir o recebimento da vacina (clique aqui para baixá-lo). Esse documento ficará retido pela Secretaria Municipal de Saúde, portanto deve ser original e impresso. 

As comorbidades prioritárias estão estabelecidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, sendo as mesmas previstas na etapa para adultos. Entram, por exemplo, Síndrome de Down, pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme e diabetes. Já epilepsia não está na lista (consulte aqui a planilha completa).

Quanto às deficiências, entram motoras, auditivas, intelectuais e visuais, lembrando que elas precisam obstruir a participação plena e efetiva do indivíduo na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Por exemplo, no campo da visão, estão listadas apenas cegueira, baixa visão e visão monocular (consulte aqui mais informações). 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS