Unipam Inverno

Alistamento militar vai até 30 de junho

Além de multa, há outras sanções para quem não se alistar

por Weslley Raphael
21/06/2022 - 09h44

Alistamento militar vai até 30 de junho

Termina no próximo dia 30 o prazo para os jovens que completam 18 anos em 2022 alistarem-se e ficarem em dia com o serviço militar. O alistamento pode ser feito pela internet, no site www.alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente na Junta de Serviço Militar. Para realização do processo é necessária a seguinte documentação: certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência.

No caso de alistamento presencial, o jovem deve comparecer à Junta da cidade onde reside. Em Patos de Minas, o órgão está localizado na Rua Vereador João Pacheco, 260, Bairro Santo Antônio (ao lado do Tiro de Guerra) e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.  O telefone de contato é 3822-9783.

O alistamento é uma obrigação determinada por lei, e quem não cumpri-la fica em débito com o serviço militar, estando sujeito ao pagamento de multa e a restrições para o exercício pleno da cidadania, por exemplo, estando impedido de obter carteira profissional para ingresso como funcionário, empregado ou associado em instituição regular e não podendo realizar exame ou matrícula em qualquer estabelecimento de ensino.

As etapas após o alistamento são seleção geral (que acontece entre agosto e novembro), designação, seleção complementar e incorporação. Jovens que desejem permanecer nas Forças Armadas podem ser incorporados em caráter temporário (por até 8 anos). Para  ingresso definitivo, é necessária a aprovação em concurso público para oficial ou sargento.

Receba notícias diariamente através do WConfira hatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]osemdestaque.com.br.

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS