Unipam Inverno

Ciclo de palestras para a população transgênero encerra Mutirão da DPMG em Patos de Minas

As palestras terão meia hora de duração e serão realizadas das 19 às 22 horas no auditório Bloco N do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)

por Weslley Raphael
01/08/2022 - 12h21

Ciclo de palestras para a população transgênero encerra Mutirão da DPMG em Patos de Minas

"A Defensoria Pública de Minas Gerais dando voz à comunidade trans de Patos de Minas". Esse será o tema central de uma série de palestras promovidas pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) no município do Alto Paranaíba. O evento ocorrerá no dia 5 de agosto, marcando o encerramento do Mutirão de Retificação de Nome e Gênero de Pessoas Trans, promovido pela DPMG na unidade.

Com foco na comunidade trans de Patos de Minas, o seminário será voltado também para alunos dos cursos de Direito, Odontologia, Medicina e Enfermagem. No Ciclo de palestras, cujo tema central abordará "O direito das pessoas trans", dois convidados e uma defensora pública abordarão questões de interesse da população transgênero.

Com o tema "Entendendo os conceitos de identidade de gênero e sexualidade, o médico Everton Silva abordará a saúde mental da pessoa trans. Outra convidada a palestrar, a professora Sayonara Nogueira trará como tema o "Dossiê da violência e o protagonismo da mulher trans". Também será palestrante a defensora púbica Bárbara Silveira Machado Bissochi abordará os "Direitos das pessoas trans".  

As palestras terão meia hora de duração e serão realizadas das 19 às 22 horas no auditório Bloco N do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), que tem capacidade para receber 265 pessoas, localizado na Rua Major Gote 808, bairro Caiçaras.  

O ciclo de palestras realizado em Patos de Minas é parte de uma ação conjunta promovida pela Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), da DPMG, tendo como parceiro o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). Além da Unipam, o evento tem o apoio dos projetos Trans34 e Mães pela Liberdade.

Mutirão regional

O Mutirão de Retificação de Nome e Gênero da Pessoa Trans é realizado simultaneamente nas unidades da DPMG em Patos Minas, Uberlândia e Ituiutaba. A iniciativa pretende oferecer a garantia de acesso à cidadania de pessoas vulnerabilizadas, dentre elas a população trans, com a oferta da alteração de prenome e gênero dessa população.

O Mutirão também levanta subsídios para uma pesquisa demográfica e econômico-social com as pessoas participantes, embasando ações da DPMG em outras iniciativas com a população trans.

Direitos e dignidade humana    

Por condições diferentes aos padrões impostos por uma sociedade excludente e conservadora, são perceptíveis as marcas de preconceitos e descasos contra a população LGBTQIA+. Pessoas transgênero são diariamente atingidas por tal discriminação, sem o apoio de políticas públicas necessárias voltadas ao direito delas.

Por isso, a Defensoria Pública, além de ser uma importante ferramenta de combate às violações de direitos constitucionais básicos, se torna também, por meio do projeto, instrumento para alcance à identidade de gênero e nome de forma gratuita e extrajudicial.

O projeto tem o objetivo de promover dignidade, cidadania e, principalmente, inclusão social, como direito fundamental ao nome e à empregabilidade. Além disso, a intenção é a de promover a união de instituições públicas e órgãos não governamentais em prol da conscientização e da promoção dos direitos das pessoas transgênero.

Desde a decisão do Supremo Tribunal Federal e de acordo com o Provimento nº 73 de 2018 do Conselho Nacional de Justiça, o procedimento de alteração de prenome e gênero pode ser realizado de forma extrajudicial, diretamente no Cartório de Registro Civil. Entretanto, sob argumento de falta de regulamentação, a gratuidade para pessoas em condições de vulnerabilidade econômica tem sido negada.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : Defensoria Pública de Minas Gerais

OUTRAS NOTÍCIAS