UNIPAM

Prefeitura de Patos de Minas lança "Absorvendo Afetos"

Programa contará com apoio de empresas e entidades para atender estudantes carentes

por Weslley Raphael
08/12/2021 - 14h15

Prefeitura de Patos de Minas lança

A Prefeitura de Patos de Minas lançou, na manhã de hoje (8/12), o “Programa Absorvendo Afetos”, que tem como ação principal a distribuição de absorventes higiênicos para estudantes da rede pública de ensino municipal e estadual. As beneficiárias serão indicadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, tendo por base o cadastro junto aos programas assistenciais do Governo federal.

A medida está prevista na Lei 8.160, fruto de projeto de lei proposto pelo Executivo local e aprovado na Câmara Municipal. Além da distribuição dos absorventes às alunas carentes com idade entre 10 e 17 anos e 11 meses, a norma prevê a discussão sobre saúde da mulher e pobreza menstrual, envolvendo meninos e meninas no debate, para que a conscientização também venha para todos. 

Neste primeiro momento, 3 mil pacotes de absorventes foram doados por uma empresa parceira, e o programa está aberto a todos aqueles que desejarem contribuir. Caso as parcerias público-privadas fiquem abaixo do número esperado, os produtos serão custeados com recursos da Secretaria Municipal de Educação.

Um dos principais objetivos do programa é diminuir a evasão escolar no período menstrual, prática comum em famílias de baixa renda. “Todas nós, mulheres, já passamos por problemas relacionados à menstruação. Não ter absorvente nunca foi um deles. E a nossa luta é para que todas as meninas tenham acesso a isso”, explicou a idealizadora do projeto, a primeira-dama Ludimila Falcão.  

Presente no lançamento do “Absorvendo Afetos”, o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, acrescentou: “Precisamos enfrentar cada detalhe que torna uma pessoa carente. A falta do alimento, da saúde, do absorvente… Este detalhe está sendo possível enfrentar por meio dessa importante iniciativa”. 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS