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Plano Municipal com programas de ecoturismo e turismo de negócios é encaminhado ao novo prefeito de Patos

O Plano de Turismo de Patos de Minas, elaborado por Civuca Costa, contém 5 páginas

por Weslley Raphael
25/11/2020 - 15h28
O gestor ambiental e produtor cultural, Civuca Costa, no início da semana após as eleições municipais, encaminhou oficialmente ao prefeito eleito Luís Eduardo Falcão Ferreira, projeto com sugestões para o incremento de segmentos importantes, porém esquecidos pelas últimas administrações municipais. O setor de turismo é um deles, explica o conselheiro ambiental que também é membro o Fórum Permanente de Cultura Local. O documento leva o título de Plano Municipal de Turismo de Patos de Minas.

Nas últimas semanas, Civuca Costa, que é conselheiro do Cima, Codema e Colmeia, tem se debruçado em temas de grande relevância como o novo Aterro Sanitário e a implantação da Coleta Seletiva, e sobre as políticas públicas de arborização urbana em Patos de Minas. Tais documentos foram protocolados nos emails, comitês e enviados nas redes sociais dos sete candidatos a Prefeito de Patos de Minas.

Agora, o gestor ambiental e produtor cultural encaminha o Projeto de Revitalização e Promoção do Turismo em Patos de Minas à nova administração municipal. Dentre os pontos destacados estão: A retomada do Circuito Tropeiros de Minas e o incremento e a promoção do Agroturismo, do Ecoturismo, do Turismo de Negócios, Serviços e Eventos e a reconstrução da linha ferroviária Catiara-Patos. O Plano de Turismo de Patos de Minas, elaborado por Civuca Costa, contém 5 páginas.

Segue a lista de sugestões para o fomento do turismo em Patos de Minas:

 . Reativar e revitalizar o Projeto Circuito Tropeiros de Minas com o objetivo de integralizar as agendas do turismo regional das cidades pertencentes a área geográfica do circuito. Criação da logomarca do projeto. Realização do Fórum Regional de Turismo, com sede em Patos de Minas.

. Implementar e incrementar a Política Pública do Ecoturismo Local e  Regional, com a identificação, registro e mapeamento de áreas ecológicas e recursos naturais pertencentes ao Município, valorizando os distritos da zona rural.

. Apoiar e fortalecer o Turismo de Negócios, Serviços e Eventos (gastronomia, empreendedorismo, convenções, festivais e festas). Em especial, com parcerias estabelecidas com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Centros Universitários e Faculdades de Patos de Minas, Casa da Cultura do Milho e Balaio de Arte e Cultura.

 . Participar das decisões de atualização e revisão do Plano Diretor e do Código de Posturas do Município, com foco nas melhorias urbanas e de mobilidade como eixos pontuais para a promoção do Turismo Regional.

. Resgatar programas de divulgação e valorização de artistas com eventos nos bairros, a exemplo do Projeto Palco Móvel e Ruas de Lazer, com subsídios à Secretaria Municipal de Cultura e apoio da iniciativa privada.

. Apoiar e revitalizar a Feira de Arte e Artesanato de Patos de Minas, com subsídios à Secretaria Municipal de Cultura e apoio da iniciativa privada, e divulgar os diversos eventos, as festas folclóricas e regionais como atração turística.

. Mapear e cadastrar os pontos turísticos e eventos atrativos, como Fenapraça, Festival de Tiragosto, cachoeiras, grutas, cavernas e "quebradas" de recursos naturais da região. Valorizar e Divulgar espaços de memória histórica, como: Casa da Cultura do Milho, Memorial Arlindo Porto Neto, Museu de Arte e Ofício e Patrimônio Histórico e Parques Municipais.

. Apoiar a realização de eventos constantes no Parque Municipal do Mocambo, como o Domingo do Parque, Palco Livre e Happy Hours (hora feliz), no Teatro de Arena e Restaurante Quiosque do Mocambo, respectivamente.

. Criar o COMTOUR - Conselho Municipal de Turismo de Patos de Minas.

. Criar o BLOGTOUR Patos. Site interativo e temático com conteúdo cultural, ambiental e turístico. Atualizado e dinâmico com diversas informações de atração turística.

. Apoiar e valorizar o Agribusiness e o Showbusiness como fontes fortes do turismo e divisas para o Município.

. Estabelecer parcerias com a Adesp, entidades de classe, assessoria de Desenvolvimento Econômico, Centro de Convenções do UNIPAM, para o fomento regional do Turismo de negócios, serviços e eventos.

. Colaborar na formatação da Agenda Semanal da Secretaria Municipal de Cultura, com mapeamento e levantamento de eventos diversos promovidos pela sociedade organizada.

. Realizar visita oficial à Secretaria de Estado da Cultura, Ministérios da Cidade e do Turismo para o protocolo de projetos com vistas de patrocínio e recursos destinados ao Turismo de Patos de Minas.

. Se beneficiar da LEI 18.030/2009 – Artigo 1º - Inciso XVI do Estado de Minas Gerais que Dispõe sobre a distribuição da parcela da receita do produto da arrecadação do ICMS pertencente aos Municípios, referente a Projetos de Turismo.

. Apoiar e participar da Semana Municipal do Meio Ambiente realizada anualmente, no mês de junho, como Agenda de Governo com ações educativas, culturais, ambientais em benefício ao Ecoturismo.

. Valorizar e popularizar a Festa Nacional do Milho em nível mundial. A globalização de informações permite isto. Basta inteligência, contatos e metodologia.

. Editar anualmente em parceria público/privada o Guia Turístico de Patos de Minas, com mapas, roteiros e imagens atrativas e ilustrativas, além de informações rápidas.

. Apoiar ações pelo resgate do Carnaval Popular de Patos de Minas, com subsídios à Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a iniciativa privada Torna-se necessário atrair e mobilizar novamente a colônia patense residente em Belo Horizonte e Brasília, para a Festa de Momo em Patos de Minas.

. Apoiar a divulgação e publicidade institucional do Município. Eventos e inaugurações oficiais da Prefeitura Municipal. Atrair o público local é uma forma de Turismo Interior e ação de governo, com Gestão Integrada.

. Realizar em conjunto ações socioambientais e socioculturais, com a Diretoria de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Cultura, com foco no turismo regional.

 . Incentivar e integrar aos passeios ciclísticos, trilhas e montain bikes, encontro de motociclistas, exposição de carros antigos e campeonatos de jogos interativos em geral.

. Apoiar e promover como foco de turismo: campeonatos de aeromodelismo, Kart, drones e festival de pipas e papagaios.

. Apoiar e divulgar regularmente a agenda de atividades socioambientais que serão promovidas no Centro de Educação Ambiental - CEAM, em fase de construção em área interna do Parque Municipal do Mocambo.

. Agências de Turismo. Integração e comunicação em parceria com agência de viagem para o fortalecimento e publicidade do setor turístico no Município.

. Apoiar e incentivar as ações de melhoria e incremento dos sistemas modais de transporte público, serviço de aplicativos, táxi e mototáxi, e transporte aéreo (aeroporto) como atração de infraestrutura com fomento ao Turismo.

 . Elaborar estudos técnicos de logística para a reconstrução da linha ferroviária Catiara-Patos, para o escoamento e a economia de transporte de produtos do agribussiness produzidos na região. O projeto piloto da ferrovia previa 70 quilômetros de extensão.  Existe um grupo de empresários interessado na construção da obra. OBS: Patos de Minas discute a retomada do projeto de construção da ferrovia que vai até a cidade de Serra do Salitre interligada ao município de Patrocínio. (Fonte: Acipatos - Ano 2017).

 . Construção em parceria pública privada (PPP) do Mirante Alto da Colina (Parque de preservação permanente), como ponto de atração turística para o observatório de imagens geográficas, naturais e urbanas do entorno de todo o município de Patos de Minas.

 
. Incentivar e mobilizar o consumidor com campanhas e divulgação permanentes para a realização de compras no comércio local, fortalecendo assim, a economia e a arrecadação de tributos para o Município.
 
. Contribuir para o resgate do Orgulho de Ser Patense (com espírito e sentimento de Pertencimento), como Programa Municipal Oficial e Sustentável em complemento às políticas públicas em benefício prático para a Cidade Que a Gente Gosta, com planejamento e desenvolvimento da Cidade Que a Gente Quer.
 
* INTRODUÇÃO: Planejamento contendo 30 (trinta) tópicos que deverão ser desenvolvidos durante os 4 (quatro) anos, em conjunto integrado a outros setores da Administração Pública Municipal e com a parceria público/privada com os mais variados empreendimentos e segmentos da sociedade organizada de Patos de Minas.
 
* CONCLUSÃO: O setor de turismo no Brasil é um dos segmentos mais férteis, seguros e rentáveis. O turismo gera emprego e renda e traz divisas importantes para as cidades e municípios. Mesmo assim, em nosso País é uma atividade ainda pouco explorada e valorizada. O Brasil é um país com enorme potencial turístico em razão da diversidade cultural e, principalmente, das belezas naturais do imenso território, mas esse potencial ainda não é explorado em sua totalidade. O Brasil ocupa, na atividade turística, apenas 1% do fluxo mundial, no entanto, isso tem mudado. Entre os anos de 1995 a 2000, houve um aumento significativo no número de turistas que vieram ao Brasil, sem contar o turismo interno que gera um fluxo aproximado de 26,6 milhões anualmente. O turismo tem um altíssimo potencial econômico, social, cultural e ambiental, esses itens são elementos extremamente ligados ao turismo, pois estabelecem reciprocidade entre os elementos. Em Patos de Minas também é assim, poucas administrações e a própria sociedade sequer se lembram da importância do incremento do turismo local e regional como fonte cultural e econômica. Neste contexto, torna-se necessário um foco maior para o turismo de Patos de Minas. O momento é agora. Agora é a vez de Patos.
 
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Fonte: : Eugênio Pacelli Civuca Costa Jornalista, Gestor Ambiental - Cultura e Turismo

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