TeraByte

APL Metalmecânico e Afins apresenta Plano de Ações

Evento reuniu industriais, membros do Comitê de Governança e autoridades municipais e estaduais

por Weslley Raphael
28/03/2024 - 11h37

APL Metalmecânico e Afins apresenta Plano de Ações

Com o objetivo de apresentar o Plano de Ações, o Comitê de Governança do APL Metalmecânico e Afins de Patos de Minas promoveu um encontro com industriais e lideranças municipais e estaduais. O evento contou com a participação do subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo do Governo de Minas Gerais, Rodrigo Sampaio Melo.

O analista de Relações Empresariais da FIEMG Alto Paranaíba, Wesley Almeida fez a apresentação do APL e elencou oito ações prioritárias, com destaque para: 

•     Estabelecer uma agenda de cursos/consultorias para melhoria da oferta de produtos/serviços e gestão das empresas. 

•     Conscientizar as oficinas de como a organização pode otimizar os espaços de trabalho. 

•     Estreitar relacionamento com a Prefeitura, organizar e estabelecer um cronograma de ações: iluminação pública, sinalização, engenharia de trânsito, pavimentação das vias para veículos pesados e mutirão de limpeza. 

•     Estratégicas para melhoria da segurança na região

•     Articular compras coletivas para se conseguir melhores condições e financiamentos. 

Capacitações e Consultorias

O presidente do Sindimetal, Lisandro de Queiroz Bicalho, enfatizou a importância da união das empresas no sentido de fortalecer ainda mais o APL e promover o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. Informou o calendário de eventos já programados: Seminário Bosch e Feirão de Empregos.

A presidente da FIEMG Alto Paranaíba, Teresinha Martins, disponibilizou os serviços e consultorias da FIEMG, nas áreas jurídica (trabalhista e tributária), assessorias em energia e meio ambiente e, especialmente, ações por meio do IEL para a realização de novas pesquisas de campo, para se identificar demandas e buscar novas soluções para o fortalecimento do setor e do APL.  

O gerente regional, Marcos Alves e a analista Jéssica Viana do Sebrae, apresentaram as possibilidades de parcerias e consultorias disponibilizadas para os industriais, com destaque para a realização do Procompi – Programa de Apoio à Competitividade das Empresas Industriais de Micro e Pequeno Portes. 

O gerente do SENAI, Lucas Silva, também disponibilizou cursos técnicos e de aperfeiçoamento, além de consultorias para as empresas, entre eles o de Lean Manufacturing. A diretora do SEST SENAT, Mônica Siebler, informou que está em estudo um projeto para a Gestão de Resíduos das Empresas do Transporte. 

Na ocasião, o delegado regional do Setcemg, Sebastião Amilton Lima (Miltinho) apresentou demandas relacionadas à segurança no bairro e também, ao melhor planejamento urbano, por meio do Plano Diretor. 

A vice-prefeita Sandra Gomes reforçou a parceria da Prefeitura nas ações de melhoria da infraestrutura do bairro (pavimentação, iluminação e trânsito) e também, em outros que demandarem essa iniciativa.  

O subsecretário Rodrigo Sampaio, ficou admirado com o que foi apresentado no evento. Para ele, a política de APL é um aglomerado de empresas, com maturidade, para perceber que quando se unem a força é maior para conquistar novos mercados, novos clientes, gerar mais renda e desenvolvimento. "Temos 67 APLs reconhecidos em MG e podemos afirmar que o APL de Patos de Minas já possui grande censo de trabalho em conjunto que poucas vezes se observa em outros", reforçou.

Tecnologia em Segurança

A comandante da 10ª Região de Polícia Militar, Coronel Marisa Cunha, salientou que a Polícia Militar está na fase final de elaboração de um projeto específico de segurança pública, com o uso de IA (inteligência Artificial). "Em breve, apresentaremos para toda a comunidade, esse novo projeto da Polícia Militar", adiantou. Comentou as ações que de repressão e prevenção realizadas na cidade, que repercutiram na redução dos índices de criminalidade. 

O APL

Compõem o Comitê de Governança as entidades: Sindimetal, FIEMG Alto Paranaíba, SENAI, SEST SENAT, SEBRAE e Prefeitura de Patos de Minas. 

Ele contempla empresas com os CNAES: 

•     Manutenção e reparação de veículos automotores

•     Fabricação de estruturas metálicas

•     Fabricação de obras de caldeiraria pesada

•     Serviços de usinagem, solda, tratamento e revestimento em metais

•     Fabricação cabines, carrocerias e reboques para veículos automotores

•     Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos da indústria mecânica

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 

Fonte: : f

OUTRAS NOTÍCIAS