Codema de Patos de Minas discute preservação ambiental e resgate histórico em reunião de fim de ano
Ações de melhorias estruturais no Parque do Mocambo
13/12/2024 - 12h21
Na manhã do dia 11 de dezembro, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) realizou sua última reunião ordinária de 2024, abordando temas estratégicos relacionados ao meio ambiente em Patos de Minas.
Temas debatidos
Durante o encontro, foram analisadas pautas importantes, como:
Diretrizes ambientais para empreendimentos imobiliários;
Condicionantes e medidas compensatórias para intervenções em Áreas de Preservação Permanente (APPs);
Ações de melhorias estruturais no Parque do Mocambo.
Resgate cultural e ambiental da Olaria dos Pretos
Um destaque da reunião foi a participação do Senhor Ventura, presidente da Associação dos Quilombolas de Patos de Minas, que apresentou uma proposta de resgate histórico e cultural de uma área conhecida como Olaria dos Pretos, localizada no bairro Sorriso, na região da Lagoa Vale do Amanhecer.
A área, com cerca de 3 mil metros quadrados, será dedicada ao resgate da história e cultura da matriz africana, com projetos para cultivo de raízes, espécies frutíferas e plantas medicinais. O objetivo é transformar o espaço em um símbolo da memória afrodescendente na região.
Próxima reunião
Os conselheiros marcaram uma reunião extraordinária para o dia 15 de janeiro de 2025, com o foco exclusivo na atualização e revisão do Regimento Interno do órgão ambiental.
Essa última sessão reforça o compromisso do Codema em equilibrar desenvolvimento urbano e preservação ambiental, ao mesmo tempo que promove o reconhecimento histórico e cultural das comunidades locais.
Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter, Instagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].
*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.