Patos em Destaque Whats

Seminário aborda Governança, Gestão e Investimentos nas empresas

O evento reuniu empresários da região

por Weslley Raphael
14/03/2019 - 11h12

Para as empresas familiares alcançarem perenidade no mercado é fundamental que elas estabeleçam um plano estratégico de longo prazo, incluindo-se ações visando à governança e sucessão. Esta foi uma das lições transmitidas no Seminário de Governança e Melhores Práticas de Gestão e Investimentos realizado pela FIEMG Regional Alto Paranaíba e Escritório Mírian Gontijo e Advogados Associados, no dia 11.

Foram abordados três temas: "Desafios de Crescimento das Empresas Familiares", por Geraldo Silva e Lucas Della Sávia da FC Partners; "Governança e seus Aspectos Jurídicos", por Paula Andrade Ribeiro Chaves da Coimbra & Chaves Advogados e "Investimentos Financeiros: Eficiência, Governança e Planejamento Sucessório", por Marcelo Castro Domingos da DLM Invista.

Segundo informações transmitidas pelos palestrantes, 70% da economia do mundo são geridos por empresas familiares e o maior desafio enfrentado por elas é a sucessão. "Quando não são definidas as regras, com antecedência, há choques de interesses entre a geração que sai e a que chega", alertou Geraldo Silva. Conforme destacou, atualmente, os empresários já percebem a necessidade de traçar os planos para o futuro e estabelecer governança nos relacionamentos seja entre sócios, entre futuros herdeiros, entre fornecedores e demais stakeholders.

Paula Chaves realçou que governança é um conjunto de mecanismos que são implementados visando à transparência entre os sócios e os diversos públicos de relacionamento e, consequentemente, à longevidade da empresa. "O que se pretende com a governança é que, a partir do momento em que se decide como vai ser o relacionamento com os sócios, com a sociedade e fornecedores, seja feita a documentação das decisões, normas e regras, por meio de instrumentos como acordo de sócios (com a definição funções e direitos dos sócios e executivos, e também, aspectos de sucessão) e instituição de programa de compliance (código de conduta), entre outros.

Já a apresentação do Marcelo Castro enfatizou também as alternativas de investimentos que os empresários têm para a perpetuação do patrimônio da família e do negócio. "As decisões de investimentos devem ser criteriosas e independentes", reforçou. Apresentou, também, as opções que o empresário tem de investimentos em fundos exclusivos fechados.

O presidente da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Lisandro de Queiroz Bicalho, enfatizou a importância de se apresentar para os empresários e industriais alternativas de investimentos e soluções para que as empresas possam atuar de maneira mais sólida e as decisões sejam em bases seguras.

Para a advogada Mírian Gontijo, é necessário ampliar a visão quando se trata de gestão de empresas. "Através da implantação da governança e de procedimentos preventivos é possível fazer com que o negócio se torne perene, com os riscos devidamente medidos. Além do que, o processo de sucessão deve ser implantado no momento certo, afim de minimizar as estatísticas dramáticas que mostram que a maioria das empresas não se sustenta na segunda ou terceira gerações", enfatizou. De acordo com ela, o seminário mostrou também a importância da gestão personalizada de investimentos, restando patente que é preciso profissionalizar todos os mencionados aspectos, até mesmo para minimizar uma infinidade de riscos jurídicos.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS