UNIPAM

Bióloga patense tem artigo publicado em revista da ANA

O artigo contou com a orientação e supervisão dos professores Pedro Paulo Ferreira Silva e Francisco Rafael Sousa Freitas

por Weslley Raphael
07/08/2019 - 13h48
A bióloga e diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, contou com artigo de sua autoria publicado na revista da Agência Nacional das Águas (ANA), com apoio do Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Regional e Instituto Federal do Ceará. O artigo contou com a orientação e supervisão dos professores Pedro Paulo Ferreira Silva e Francisco Rafael Sousa Freitas. 
 
A patense Geize Carla Soares Marques em parceria com equipe de gestão técnica do Programa Pronascentes, elaborou o artigo com 20 páginas, com o tema: Soluções Sustentáveis para a Garantia Hídrica, Energética e Alimentar em Microbacia do Rio São Francisco - MG, no livro da ANA, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos. A publicação é composta de 232 páginas, com vários artigos relacionados ao meio ambiente e recursos hídricos do Brasil. 
 
Na última reunião do Cima e do Codema, no mês de julho, o gestor ambiental Civuca Costa fez questão de compartilhar e constar em Ata, os cumprimentos oficiais à bióloga e conselheira Geize Carla Soares Marques pela publicação de artigo científico na revista da Agência Nacional das Águas (ANA) – Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos – Projetos de Intervenção – Volume 5, lançada em junho de 2019, contendo diagnóstico e projeto de recuperação da Bacia do Córrego Bauzinho, no Distrito de Pindaíbas em Patos de Minas – MG, sob o título: Soluções Sustentáveis para a Garantia Hídrica, Energética e Alimentar em Microbacia do Rio São Francisco.
 
Segundo os organizadores da Revista, a coleção é fruto dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso de Especialização de Gestão Ambiental em Recursos Hídricos, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), atendendo à solicitação da Agência Nacional de Águas, que também financiou o projeto. O objetivo do curso, que se encerra, estava em capacitar gestores, visando à melhoria e eficiência dos projetos de intervenção implementados no âmbito municipal, em vários pontos do território brasileiro. 
 
Na introdução do texto, o artigo da bióloga patense resume que: O "Nexo Água-Energia-Alimento" é a prerrogativa essencial ao desenvolvimento humano, demandando manejo integrado e governança por meio de diferentes setores e distintas escalas. Com vistas à preservação e recuperação ambiental, ao uso sustentável da biodiversidade local, à correta gestão dos recursos naturais e ao desenvolvimento de sistemas produtivos eficientes, à integração das três seguranças (hídrica, energética e alimentar) à população residente no Cerrado, o projeto será estabelecido na unidade de planejamento e gestão da microbacia do córrego Bauzinho. Essa microbacia encontra-se em escassez hídrica não conseguindo suprir a demanda de água para abastecimento público e dessedentação animal que são usos prioritários. Para tanto, a metodologia adotada prevê o diagnóstico e construção de mapas temáticos em parceria com entidades acadêmicas, poder público e sociedade civil; o manejo sustentável das 37 nascentes que formam o córrego Bauzinho com ações de cercamento; cobertura vegetal das nascentes degradadas e/ou perturbadas; conservação de solo com construção bacias de contenção e redefinição dos trajetos das estradas rurais; monitoramento da vazão; monitoramento da cobertura vegetal por sensoriamento remoto; assistência técnica para o sistema produtivo de leite; estudo de demanda energética das atividades de pecuária  leiteira e viabilidade técnico-econômica na implantação de microusina fotovoltaica; formação/capacitação para fortalecer a participação da comunidade local e encontro científico para divulgação e difusão tecnológica para replicar nas microbacias rurais da região. Com essas ações torna-se possível aumentar substancialmente a eficiência do uso da água nesses setores, assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez hídrica. 
 
Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

 

Fonte: : Ascom Cima Patos.

OUTRAS NOTÍCIAS