TeraByte

Negociação Coletiva é tema de oficina da CNI

Sindicatos das Indústrias e do Comércio participam do evento

por Weslley Raphael
10/07/2019 - 10h13

Revisar a legislação prevista na Reforma Trabalhista e orientar diretores sindicais da indústria e do comércio foram os principais pontos da oficina sobre Negociação Coletiva, ministrada pela CNI, dentro do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo). Participaram os presidentes e diretores do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Sindivest (Sindicato Intermunicipal da Indústria do Vestuário do Alto Paranaíba) e Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico) – entidades filiadas à FIEMG e, ainda, o presidente e a advogada do SindComércio (Sindicato do Comércio Varejista). A oficina foi ministrada pelos instrutores da CNI, advogados Daniele Capobiango e Álvaro Moreira.

A instrutora Daniele destacou que é de grande importância que os Sindicatos patronais percebam que o processo de negociação coletiva é uma prestação de serviços para as empresas associadas e que geram valor para a base representada. "É preciso acompanhar toda a movimentação na legislação; mudanças de comportamento da base do sindicato dos trabalhadores ou no cenário político e econômico do país. Tudo isso influencia no processo negocial", comentou.

Ela enfatizou que a Reforma Trabalhista garante proteção aos trabalhadores; estimula as relações baseadas no diálogo; valoriza a negociação coletiva; aprimora as relações entre empregado e empregador e adequa as relações de trabalho ao mundo atual. "O sindicato tem prerrogativa para desenvolver um trabalho estratégico que influencia diretamente na competividade das empresas do seu setor", salientou.

O presidente do Sindimetal e da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Lisandro de Queiroz Bicalho, observou que além das informações trazidas pela oficina foi o momento de unir as entidades. "Esta união empresarial tem que acontecer", reforçou. Ele destacou ainda que a negociação coletiva é uma oportunidade de se discutir a melhoria do ambiente de trabalho na empresa para o empregado. "Temos que aproveitar estas negociações para aumentar a produtividade, a interação entre empregado e empresa e não somente discutir o aumento salarial. Está em discussão todo o ambiente dentro da indústria", enfatizou.

O presidente do SindComércio, Eduardo Soares, salientou que a oficina possibilitou a discussão de temas relevantes da Reforma Trabalhista. "Causa insegurança percebermos interpretações diferentes em relação à Reforma; edições de Medidas Provisórias e possibilidades de nova Lei Complementar. Essas discussões fazem com que se tenha mais segurança na defesa da classe empresarial. É preciso que aconteça mais vezes e que haja esta união das entidades empresariais independente do ramo de atuação", comentou Soares.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS