Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Oficialmente lançado, Samu Macro Noroeste será ativado nas próximas semanas

O Samu 192 Macro Noroeste terá bases em 21 cidades e contará com 33 unidades móveis de atendimento, todas já entregues

por Weslley Raphael
01/07/2022 - 18h08

Oficialmente lançado, Samu Macro Noroeste será ativado nas próximas semanas

No mesmo dia em que oficializou o convênio para ampliar o Hospital Regional Antônio Dias, o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, lançou o Samu 192 Macro Noroeste. Patos de Minas, base principal do serviço, sediará a Central de Regulação e terá cinco ambulâncias, sendo duas de suporte avançado e três de suporte básico. 

A macrorregião soma mais de 700 mil habitantes, e o objetivo é que, com a regionalização do Samu, seja menor o tempo de resposta às emergências dos 33 municípios que a compõem. A gestão fica a cargo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (Cisreuno). 

“Qualquer cidadão da Macrorregião Noroeste será atendido pela Central de Regulação, e a ambulância vai chegar mais rapidamente O Samu, juntamente com o Corpo de Bombeiros, dá oportunidade para as pessoas viverem mais, não terem sequelas, e eu fico muito contente de participar dessa regionalização do serviço”, disse Baccheretti.

O Samu 192 Macro Noroeste terá bases em 21 cidades e contará com 33 unidades móveis de atendimento, todas já entregues. O investimento estadual para implementá-lo foi de R$ 23 milhões, e a operação do serviço inicia-se nas próximas semanas. A base em Patos de Minas será no imóvel da antiga UPA, na Av. Marabá, o qual está sendo reformado pela administração municipal para atender às novas necessidades. 

As cidades atendidas pelo Cisreuno são: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Guarda-Mor, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Matutina, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, Varjão de Minas, Vazante, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Natalândia, Paracatu, Riachinho, Unaí, Uruana de Minas, Brasilândia de Minas, João Pinheiro e Lagoa Grande.

O Samu 192 Regional atende ao princípio da regionalização dos serviços de saúde no âmbito do SUS.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS