Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Associação Marias Artesãs ganha o Prêmio Mestres do Artesanato, na Feira Nacional do Artesanato, em Belo Horizonte

No ano de 2017, o grupo completou 15 anos com a edição de um livro que conta a história do artesanato, na cidade considerada como Capital do Milho.

por Weslley Raphael
14/12/2018 - 18h43

Na última semana, a Associação Marias Artesãs de Patos de Minas participou da premiação “Mestres do Artesanato”, que ocorre dentro da programação da 29ª Feira Nacional de Artesanato, realizada em Belo Horizonte. Com a presença de 33 artesãos, na categoria Palha e Fibras naturais de todo o Brasil, a Feira é considerada a maior do gênero na América Latina. A Associação foi indicada para receber o Prêmio deste ano.

Com mais de 1.200 stands e cerca de 7.000 artesãos brasileiros, quem passava pelo local percebia a beleza de toda a produção diversificada, oficinas de artesanato e roda de conversas, além de um contato direto com a arte popular de diversas regiões do país. A artista plástica, artesã e fundadora do Projeto Marias Artesãs, Marialda Coury, representou a Associação para receber o Prêmio e, segundo ela, foi apresentada uma roda de conversa com depoimentos de todos. ”As Marias fizeram a indicação do meu nome para representá-las, no qual apresentamos uma roda de conversa com depoimentos do nosso grupo, além de coordenar uma oficina de flores de palha para as artesãs inscritas”, informou a representante. 

Ainda segundo Marialda, estiveram no evento representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor, conhecido como Centro Cape, com os Estados de Maranhão, Distrito Federal e Minas Gerais. Cada artesão contou sua história de vida, além de colocar as dificuldades de cada estado ou cidade para manter a chama de um trabalho a longo prazo.

Associação Maria Artesãs

O grupo é abrigado dentro do Memorial Romero Queiroz Pereira, conhecido como Memorial do Milho, com o apoio da Fundação Casa da Cultura do Milho, onde produzem as oficinas durante a semana: bonecas de palha, flores de diferentes formas e arte sacra. As Marias Artesãs são um grupo que representa sua terra e as guardiãs deste trabalho de preservação das tradições.

No ano de 2017, o grupo completou 15 anos com a edição de um livro que conta a história do artesanato, na cidade considerada como Capital do Milho.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684

Fonte: : ASCOM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS