Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Saúde recebe veículos novos para atendimento odontológico móvel na área rural

Caminhonetes vão garantir reboque mais seguro dos odontomóveis entre uma localidade e outra

por Weslley Raphael
25/11/2020 - 13h53

O atendimento odontológico a moradores da área rural de Patos de Minas ganhou importante reforço esta semana com a chegada de dois veículos novos. São duas picapes, com tração nas quatro rodas, para transportar as equipes e rebocar os consultórios móveis, chamados de odontomóveis. Os recursos para aquisição das caminhonetes advêm do Ministério da Saúde e foram alocados pelo deputado federal Luiz Gonzaga Ribeiro (Subtenente Gonzaga – PDT/MG) atendendo à solicitação do vereador Cabo Batista. O investimento total é de R$ 290 mil, somando o valor do repasse e a contrapartida da prefeitura.

Segundo a supervisora da Saúde Bucal, Thays Cristiny Simão Melo, os veículos vão facilitar a chegada dos profissionais e dos equipamentos aos locais de atendimento. “Essa é uma aquisição muito valiosa. As caminhonetes vão garantir o acesso das equipes às comunidades e poderão puxar os trailers de uma localidade a outra com mais facilidade e segurança. Com a chegada dessas picapes cada uma das nossas quatro equipes passa a ter um veículo.” Os odontomóveis estão ativos no município desde setembro de 2016 e complementam o serviço oferecido nos consultórios fixos instalados nas unidades de saúde da família (USFs) situadas em  distritos.

Thays Melo explica que cada consultório móvel oferece atendimento pelo menos duas vezes por semana na comunidade onde está instalado no momento. “Geralmente os trailers são movimentados a cada seis meses e passam a atender outra localidade rural. Pode ocorrer de esse tempo de permanência ser maior até que tenhamos atendido à demanda da comunidade como um todo”, diz a supervisora. Os atendimentos acontecem tanto por busca ativa, por meio do trabalho dos agentes de saúde, quanto por livre demanda, na procura direta do paciente pela equipe. 

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS