TeraByte

Mais de 770 mulheres são atendidas pela Prefeitura através da Carreta da Mamografia

Até o início da ação, cerca de 700 mulheres aguardam na fila de espera para a realização do exame.

por Weslley Raphael
24/09/2018 - 09h55

Desde o dia 20 de agosto, mulheres de Patos de Minas puderam realizar gratuitamente exames de mamografia, através de uma iniciativa que uniu forças da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital do Câncer de Patrocínio e Rotary Clube. O Mama-Móvel, instalado no Galpão do Produtor Rural Adelino Madrugada, localizado na Avenida Piauí, no bairro Cristo Redentor, encerrou as atividades nesta sexta-feira (21) e com saldo positivo: mais de 770 exames realizados. 

O Mama-Móvel é uma carreta equipada com aparelhos de tecnologia avançada destinados à realização de exames de mamografia que detectam câncer de mama em mulheres com idade entre 40 a 49 anos. O diagnóstico precoce ajuda no tratamento mais eficaz e com menor risco para as mulheres. Até o início da ação, cerca de 700 mulheres aguardam na fila de espera para a realização do exame.

Técnicos em radiologia estão responsáveis pela realização dos exames. Todo o serviço é gratuito e o laudo médico será fornecido pelo laboratório do Hospital do Câncer de Barretos. Caso uma doença seja identificada, as pacientes serão submetidas a tratamento no Centro Estadual de Atendimento Especializado em Patos de Minas.

De acordo com a coordenadora da Unidade Móvel Mamografia, Ana Paula Ribeiro Machado, a unidade móvel realizou uma média de 50 exames de mamografia por dia, que informou que a carreta tem deslocado para 88 municípios das regiões do Triângulo do Norte, Triângulo do Sul e Noroeste, já que a unidade de saúde móvel é credenciada pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS