Patos em Destaque
Vestibular Agendado - FPM

SESI PROMOVE WORKSHOP DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Foram abordados temas interessantes e apresentadas soluções para as indústrias

WESLLEY RAPHAEL
QUINTA-FEIRA, 03/10/2019
SESI promove Workshop de Saúde e Segurança do Trabalho

Representantes de indústrias da região participaram do workshop sobre Saúde e Segurança do Trabalho (SST), promovido pelo SESI de Patos de Minas. O objetivo foi apresentar temas de interesse na Gestão de Pessoas e na área de Segurança do Trabalho e apresentar as soluções em SST disponíveis para as indústrias pelo SESI. A diretora da Unidade Integrada, Diele Flaviane Gomes, destacou a importância de promover estas capacitações para o aperfeiçoamento profissional, diante das normas trabalhistas existentes e apresentar as soluções integradas do SESI e do SENAI em SST, promoção da saúde e qualidade de vida.

O tema Aposentadoria Especial e Ações Regressivas foi ministrado pelo médico perito do INSS e médico do SESI, Carlos Moreira Silva. Ele destacou que uma das questões que leva maior o indeferimento em aposentadoria especial é a formalização inadequada dos documentos exigidos pelo INSS para reconhecer o direito do trabalhador. "Repassamos aos participantes, orientações sobre a legislação que rege a aposentadoria especial e, ainda, apresentamos as mudanças que aconteceram nas leis, ao longo do tempo, enfatizando pontos referentes à comprovação da exposição do trabalhador a agentes nocivos à saúde e à integridade física", disse. O Palestrante destacou ainda, as ações regressivas do INSS e as boas práticas como meio de prevenção dessas ações.

A ergonomista do SESI, Marilene de Oliveira abordou o tema: Inovação e concepção em ergonomia. Ela enfatizou muito que é imprescindível que haja a identificação, monitoramento e redução do risco ergonômico, reduzindo afastamentos por motivos osteomusculares e alinhando saúde com produtividade. Apresentou ainda, a Ergonomia de Concepção que consiste na aplicação de normas técnicas e especificações de ergonomia em projetos de ferramentas, de ambientes e de postos de trabalho, ainda, na fase de planejamento para implantação. "É muito mais econômico para a indústria, quando for abrir um novo ambiente de trabalho que faça este planejamento ergonômico, ainda na concepção do projeto", destacou.

O engenheiro de Segurança do SESI, Marcus Braga, apresentou a importância da Gestão Financeira voltada para as práticas de SST, destacando métodos de avaliação econômica para medidas de controle de riscos ocupacionais. Ele ressaltou ainda as métricas financeiras utilizadas pelos profissionais de SST para orientar os gestores das empresas. "Hoje, percebe-se que o mercado, cada vez mais exigente, reconhece e valoriza as empresas que adotam práticas de SST", alertou.

Durante o evento, foram feitas demonstrações de soluções do SESI/SENAI em Ergonomia (Demonstração do XSens - Software de Captura de Dados Biomecânicos); boas práticas de Avaliações Ambientais e promoção da saúde.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, Filipe Sanches, salientou que a Unidade de Patos de Minas disponibiliza para as indústrias diversos produtos e serviços em SST, Medicina do Trabalho, Qualidade de Vida, Promoção da Saúde e Ergonomia, com destaque para: elaboração de documentação legal (PPRA, PCMSO, PCMAT e outros); Laudos de Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial, avaliações ambientais; análise ergonômica do trabalho; gestão em ergonomia; palestras e treinamentos em saúde e segurança do Trabalho. Mais informações pelo telefone: (34) 3822-7300.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvido pela itsit.es