UNIPAM

Prefeitura acompanha caso de morte de idoso com insuficiência respiratória

Segundo direção clínica do hospital que recebeu paciente, ainda é precoce afirmar que a causa da morte é Covid-19. Idoso apresentava diversas doenças prévias

por Weslley Raphael
30/03/2020 - 09h28

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas está acompanhando o caso que envolve a morte de um idoso, 79 anos, ocorrida em hospital particular da cidade na tarde de sábado (28). Devido ao fato de o paciente ter dado entrada na unidade com quadro de insuficiência respiratória aguda e diante da pandemia de coronavírus, houve suspeita de Covid-19, sendo coletado material dele para exame. Ainda não há previsão para resultado da análise.

Em entrevista coletiva na manhã de domingo, a diretora clínica e outros membros do corpo clínico do hospital explicaram que o paciente já possuía a saúde fragilizada por outras doenças prévias, como diabetes. Ele havia se consultado há poucos dias e, como apresentava quadro de saúde preservado, foram indicados isolamento domiciliar e medicação, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

De acordo com a direção da unidade, a esposa e a filha do idoso falecido também apresentaram problemas respiratórios, o que as levou à internação. "Também foi coletado material das duas para averiguar se é coronavírus. Elas estão em isolamento, com estado geral preservado, assistidas por nossa equipe e não estão no CTI, mas em quartos devidamente preparados para suspeitos da doença", explicaram.

Durante a coletiva, a direção da instituição de saúde ressaltou ser ainda precoce afirmar a causa da morte como Covid-19, e que só o exame pode atestar essa suspeita. O último Boletim Epidemiológico Municipal informa que 78 casos suspeitos de coronavírus aguardam resultado de coleta; seis já foram descartados. As análises são feitas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, e os casos só entram como negativos ou positivos com esse resultado concluído.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS