Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Como pagar menos tributos foi tema de palestra do Ciclo Profissional

Objetivo foi orientar empresários para a revisão e recuperação de crédito

por Weslley Raphael
18/10/2019 - 09h38

Planejamento Tributário é questão de sobrevivência da empresa. O alerta foi dado pelo especialista em Planejamento Tributário, Luis Vinícius Pereira, durante a palestra "Como pagar menos tributos: revisão e recuperação de impostos". O evento fez parte da programação do Ciclo Profissional da Indústria, Comércio e Serviços, promovido pela FIEMG Regional Alto Paranaíba, Acipatos, Sinduscon, Sindivest e Sindimetal, com o patrocínio do Sicoob Credicopa. O evento teve o apoio do Grupo Studio Serviços Corporativos Inteligentes.

Ele destacou que diante da complexidade tributária brasileira, muitas empresas acabam pagando mais impostos do que deveriam. "É possível fazer a verificação dos tributos pagos e proceder a recuperação de crédito apurado dos últimos 60 meses, mediante operações legais", comentou.

Luis Vinícius enfatizou que este pagamento a mais é possível em sistema administrativo desatualizado e pelas constantes mudanças nas normas. Somente em 2012, por exemplo, foram registradas 37 alterações ou novas normas, diariamente, trazendo impactos nos tributos federais, estaduais e municipais.

O palestrante citou ainda que existem incentivos do governo para empresários se tornarem mais competitivos como a Lei do Bem (para empresas com projetos que tenham a característica de aumento de competitividade e são inovadores, podendo abater até 20% do imposto de renda) e também o Rota 2030 (para empresas da cadeia automotiva, com índice de redução de 45%).

Além desse, existem outros incentivos fiscais em que o governo arca com parte dos custos da empresa, como forma de aumentar a eficiência financeira do negócio. "É possível fazer uma análise aprofundada dos impostos dos últimos 60 meses e verificar se existe algum valor a ser restituído de pagamento feito a maior", comentou. A partir destes levantamentos, a empresa pode desenvolver uma nova estratégia e um novo planejamento tributário, a fim de ser contemplada com a redução de impostos.

Durante a abertura do evento, o diretor da Acipatos, Arthur do Valle Ramos Arantes Rezende, destacou a importância do Ciclo Profissional, já na sua terceira edição, na capacitação e aperfeiçoamento dos empresários, gestores e funcionários, em temas de grande relevância.

Este foi o 5º evento do Ciclo Profissional e outros dois já estão programados:

29/10 – Lei Geral de Proteção de Dados com a advogada pós graduanda de Direito Digital, Fernanda Ribeiro e o analista de segurança da informação do Unipam, Pedro Fausto Leite Júnior. O evento será às 19h, na sede da Fiemg Regional Alto Paranaíba

07/11 – Como encantar clientes e vender mais no Natal com a administradora e consultora empresarial, Eduarda Leal. Será às 7h30, na sede da Acipatos.

Mais informações: (34) 3823-3999 (Fiemg) e 3822-9280 (Acipatos)

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS