UNIPAM

Departamento Jurídico da Câmara Municipal apresenta nova proposta da revisão do Plano Diretor aos vereadores

A apresentação destacou as atualizações da Lei e Observações Gerais, para que o Projeto de Revisão do Plano Diretor seja finalmente votado pelo Legislativo Municipal

por Weslley Raphael
14/02/2020 - 15h30

Na noite dessa quarta-feira (12/02), foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, uma reunião da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente – CUTTMA, da qual estavam presentes os membros titulares, vereadores Braz Paulo de Oliveira Júnior (presidente) e Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota. Participaram também do encontro, os parlamentares Vicente de Paula Sousa (Presidente da Câmara Municipal), Edimê Erlinda de Lima Avelar, João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Otaviano Marques de Amorim, a Assessoria Jurídica do Legislativo, bem como servidores e assessores da casa e cidadãos interessados no assunto pautado.

O propósito da reunião, foi apresentar os resultados dos estudos e pré alterações feitas no Projeto de Lei Complementar nº 797/2019 que “Dispõe sobre a Revisão do Plano Diretor do Município de Patos de Minas.” As ações foram realizadas pelo corpo jurídico da Casa Legislativa, composto pelos Assessores e Procuradores Jurídicos: Carina Pires, Marcondes Ribeiro e Virgílio Borges. Coube à advogada Carina Pires apresentar os tópicos alterados, em seguida comentados pelo Procurador Marcondes Ribeiro.

O Plano Diretor é um projeto do Município de Patos de Minas, que abrange os seus aspectos físicos e territoriais, elaborado pelo Poder Executivo, sob a responsabilidade técnica de um arquiteto urbanista, com a participação de uma equipe interdisciplinar, em um processo de planejamento participativo. Além disso, o Plano Diretor deve ser aprovado pela Câmara Municipal para que tenha eficácia de vinculação jurídica, em face dos atores públicos e privados que concorrem na produção e transformação do espaço urbano. Após a sua instauração, ele se torna válido para os dez anos seguintes. A partir de então, a lei exige a revisão do Plano Diretor a cada dez anos, que deve, também, ser aprovada pela Câmara de Vereadores.

Atualizações da legislação que regula o desenvolvimento urbano das cidades, observações pontuais, obediência à Constituição Federal, cumprimento das determinações da Organização das Nações Unidas (ONU) e obediência a todas as normas jurídicas e de redação, formaram a base das alterações feitas no Projeto de Lei, apresentadas pelo corpo jurídico da Casa Legislativa aos vereadores. Para facilitar o entendimento dos presentes, foi realizado um comparativo da matéria atual com a Lei Complementar n° 271/2006 que “Institui a Revisão do Plano Diretor do Município de Patos de Minas, e dá outras providências.”

Ao final da exposição, o vereador Vicente de Paula sugeriu ao presidente da CUTTMA, vereador Braz Paulo, a distribuição da matéria estudada a todas as comissões permanentes da Câmara Municipal. O objetivo, segundo ele, é promover um estudo técnico e especializado em todas as áreas de atuação parlamentar no município: educação, saúde, urbanismo, cultura, esporte, lazer, turismo, agropecuária, comércio, orçamento, tributos e finanças. O vereador Braz Paulo aceitou a sugestão e fará o recomendado, para assim, garantir um Plano Diretor justo e transparente.

Na fase da participação cidadã, fez uso da palavra o presidente do CODEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Ivanildo Alves Zica. Em sua declaração, ele salientou que o conselho estudou o capítulo do Projeto de Lei que se refere ao meio ambiente e urbanismo. Suas sugestões se referem à proibição da instalação de indústrias, seja de pequeno ou de grande porte, em áreas residenciais, a fim de evitar problemas urbanos, punições rigorosas a agressores da natureza, e a construção de um sistema de captação de águas pluviais, para prevenir inundações. Por fim, o incentivo do plantio correto de mudas de árvores. Os parlamentares presentes salientaram a importância das colocações do ambientalista, e ressaltaram também, o valor da participação popular na construção de um futuro progressista para Patos de Minas.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS