TeraByte

Programa Municipal das ISTs/ HIV/ AIDS e Hepatites Virais realiza treinamento para realização de testes rápidos

O objetivo foi capacitar os profissionais quanto ao preparo e realização adequada dos testes.

por Weslley Raphael
06/12/2018 - 15h24

A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (05), um treinamento teórico e prático para realização de testes rápidos de ISTs/ HIV/ AIDS e Hepatites Virais. O treinamento foi ministrado para 25 enfermeiros dos 21 municípios pertencentes à microrregião de Patos de Minas e João Pinheiro e faz parte dos serviços oferecidos pelo programa. O objetivo foi capacitar os profissionais quanto ao preparo e realização adequada dos testes.

De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal das ISTs/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Tatiana Nassor, tornar os profissionais preparados aumentam as chances para alcançar a meta 90/90/90 da ONU, que estabelece que até 2020, 90% de todas as pessoas vivendo com HIV saberão que têm o vírus; 90% de todas as pessoas com infecção pelo HIV diagnosticadas receberão terapia antirretroviral ininterruptamente e 90% de todas as pessoas recebendo terapia antirretroviral terão carga viral a nível indetectável. “O diagnóstico precoce possibilita que o paciente entre em tratamento rapidamente, sem prejuízos à saúde, evitando a contágio e disseminação da doença”, ressaltou Tatiana.

A coordenadora informou ainda que no município, os interessados em realizar os testes rápidos deverão entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e buscar informações sobre os dias e horários em que a unidade realiza os testes. Há também um ponto para realização dos testes, todas as segundas-feiras, das 7h às 12h, no Centro Estadual de Atenção Especializada, localizado na Rua Henrique Cota, 84, Bairro Bela Vista.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS