UNIPAM

Doença misteriosa: Procon suspende temporariamente a venda da cerveja Belorizontina em Patos

Órgão entende que análise da Polícia Civil indica intoxicação provocada pela bebida

por Weslley Raphael
11/01/2020 - 10h11

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) aconselhou, embasado em um laudo da Polícia Civil, que consumidores que tenham os lotes L1 1348 e L2 1348 da marca de cerveja Belorizontina, produzida pela Backer, não as bebam. O órgão também suspendeu as vendas da cerveja em Patos de Minas. As investigações da corporação atestaram positivo para dietilenoglicol. Segundo o órgão, a substância no produto tem a ver com problemas de intoxicação envolvendo oito pessoas em Belo Horizonte, sendo uma delas vítima fatal.

O Procon também pediu para que os consumidores, se possível, entreguem essas cervejas às autoridades. Das oito vítimas da intoxicação, todas envolvendo a ingestão da bebida no Bairro Buritis, Região Oeste de Belo Horizonte, uma morreu na noite da última terça-feira. Morador da cidade de Ubá, na Zona da Mata, Paschoal Demartini Filho, de 55 anos, estava internado em Juiz de Fora, também na Zona da Mata, com quadro de insuficiência renal e problemas neurológicos.

Paschoal passou o Natal na casa da filha, no Buritis. Luiz Felippe Teles Ribeiro, de 37 anos, genro da vítima que faleceu na terça, também passou o Natal com a família e apresentou os mesmos sintomas que Paschoal e teve de ser internado em BH. Os outros seis pacientes com a intoxicação, que vinha sendo tratada como alguma “doença misteriosa”, não têm ligação com o caso dos dois parentes.
 
A Backer informou que os lotes em questão - L1 1348 e L2 1348 - citados pela Polícia Civil, e recolhidos na residência dos consumidores citados, serão retirados imediatamente de circulação, caso ainda haja algum remanescente no mercado. O Ministério Público também emitiu uma nota informando sobre a interdição da cervejaria Backer no município até que tudo seja normalizado.
 
Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

OUTRAS NOTÍCIAS