UNIPAM

Covid-19: entra em vigor lei que regulamenta xepa da vacina em Patos

Cadastro para interessados em vacinar-se nessa modalidade poderá ser feito no Aprova Digital a partir dessa terça-feira (27)

por Weslley Raphael
26/07/2021 - 18h32

Covid-19: entra em vigor lei que regulamenta xepa da vacina em Patos

A lei nº 8.059/2021, que dispõe sobre a destinação de sobra da vacina contra a Covid-19 em Patos de Minas, foi publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (Edição nº 439 – Extraordinária). Conforme definido pela norma legal, a vacinação nessa modalidade acontece se sobrarem doses no fim do expediente e houver risco de desperdício dos imunizantes. Para habilitar-se a receber a vacina, os interessados devem inscrever-se no campo Cadastro Vacinação Covid-19/ “Xepa da Vacina” do Aprova Digital. O cadastramento estará disponível a partir das 8h dessa terça-feira (27/7).

O excedente da vacina, quando houver, será aplicado de acordo com fila on-line formada por meio dos cadastros. A lista com a relação dos inscritos seguirá a ordem cronológica de cadastramento, sendo divulgada diariamente para que o cidadão conheça sua posição e possa se programar.

“A fila on-line dos cadastrados será atualizada todos os dias e disponibilizada no site da prefeitura, e a convocação acontecerá conforme a ordem de cadastros”, informou  a secretária de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta. “É importante ressaltar que o cadastramento não garante a vacinação. Para que isso ocorra, é necessário que haja sobra de doses no fim do dia e risco de desperdício”, acrescentou.

Quem pode se cadastrar?

O cadastro está aberto para pessoas acima de 18 anos. Quem completa essa idade em 2021 pode cadastrar-se, no entanto, se for convocada para vacinação com doses remanescentes, a pessoa deverá ter 18 anos completos.

Como ocorrerá a convocação?

Havendo sobra de doses, será feito contato com o número de telefone informado no cadastro. Por isso, as informações fornecidas na ficha cadastral devem estar corretas para possibilitar o contato.

Quanto tempo entre a efetiva comunicação e a chegada ao local da vacinação?

A lei nº 8.059/2021 determina que a pessoa tem o prazo máximo de 15 minutos para deslocar-se até o ponto de vacinação. Caso não compareça dentro desse período de tempo, perderá sua vez nessa modalidade, podendo, contudo, realizar novo cadastro.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS