UNIPAM

Produtores aprendem a construir fossa séptica biodigestora

O curso ocorreu na propriedade de Mariano Clóvis Barbosa

por Weslley Raphael
29/07/2021 - 12h46

Produtores aprendem a construir fossa séptica biodigestora

Pequenos produtores de Santa Fé de Minas, no noroeste do estado, concluíram o curso de Fossa Séptica Biodigestora, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, nesta semana. A capacitação teve a parceria da Central das Associações da Agricultura Familiar de Bonfinópolis de Minas (CAAFBOM) e da Secretaria Municipal de Agricultura. A fossa séptica biodigestora, entre outros benefícios, evita a contaminação do lençol freático e produz um adubo orgânico líquido que pode ser utilizado em lavouras e pomares.

O instrutor Wagner da Silva explicou que esse modelo é composto por três caixas d’água com capacidade de 1.000 litros cada, ligadas uma a outra, em série, por tubos e conexões de PVC de 100 milímetros. “O ideal é que o sistema seja feito para tratar apenas o esgoto proveniente do vaso sanitário de uma família de até sete pessoas. O produto final (esgoto tratado na terceira caixa d’água) já está praticamente livre dos micro-organismos causadores de doenças e pode ser usado como biofertilizante para algumas espécies vegetais”. 

O curso ocorreu na propriedade de Mariano Clóvis Barbosa, onde moram seis integrantes da família. “Foi excelente para nós. Estamos ajudando o meio ambiente e ainda vamos utilizar o adubo no nosso pomar. A gente vai só evoluindo com a ajuda do SENAR e da Secretaria de Agricultura”, comentou.

A mobilizadora da CAAFBOM, Rita dos Santos, destacou que, só nesta semana, foram promovidos três cursos na área de meio ambiente no município. “Tivemos outros dois de Proteção e Recuperação de Nascentes. Temos que parabenizar os produtores e demais envolvidos pela preocupação com o meio ambiente. Estamos no caminho certo: nos preocupando com o futuro”.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

 

Fonte: : Senar

OUTRAS NOTÍCIAS