UNIPAM

Dia D da Campanha de Multivacinação será no próximo sábado

Nessa mesma data, também será realizado Dia D de Saúde da Mulher dentro das ações do Outubro Rosa

por Weslley Raphael
14/10/2021 - 14h25

Dia D da Campanha de Multivacinação será no próximo sábado

No próximo sábado (16/10), acontece o Dia D da Campanha de Multivacinação. Todas as USFs estarão em funcionamento das 8h às 16h para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias).

As unidades de saúde disponibilizam 18 agentes imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação desse público. Estão disponíveis, por exemplo, BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana) e Varicela.

Para atualização da caderneta de adolescentes há, especificamente, as vacinas HPV (destinada a meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos), dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada), esta última para a faixa etária de 11 e 12 anos.

“A campanha de multivacinação é fundamental para proteger nossas crianças e adolescentes de enfermidades que podem ser prevenidas por meio da imunização”, ressaltou a secretária de Saúde de Patos de Minas, Ana Carolina Magalhães Caixeta, acrescentando: “Quanto maior o público atingido é melhor, pois, ao aumentar a cobertura vacinal, contribuímos para o controle e a erradicação de doenças”.

Outubro Rosa – Também no próximo sábado, a partir das 7h, será o Dia D de Saúde da Mulher em todas as USFs dentro das ações do Outubro Rosa. Haverá, por exemplo, atividades de orientação, avaliação de mamografias, coleta de exames preventivos de câncer de colo do útero, auriculoterapia e rastreio de câncer de boca. Todas as mulheres podem participar em sua unidade de referência.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)

 

Fonte: : Prefeitura de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS