Patos em Destaque Whats

Reunião discute contrapartida de municípios do Alto Paranaíba à Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas

Luís Eduardo Falcão ainda ressaltou que a gestão da Santa Casa de Misericórdia onde hoje funciona o Hospital de Campanha, começa já no mês de agosto, com a abertura imediata de 30 leitos

por Weslley Raphael
24/07/2021 - 10h37

Reunião discute contrapartida de municípios do Alto Paranaíba à Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas

Além de prefeitos e secretários, a reunião teve a presença do presidente da Associação Dr. Paulo Borges, mantenedora da Santa Casa, Marcos Antônio Nasser, além de representantes do Cisalp, consórcio de saúde do Alto Paranaíba, que deve ser fundamental na viabilização dos repasses dos municípios à Santa Casa de Misericórdia.

Abrindo a reunião, o presidente da AMAPAR, César Caetano de Almeida destacou o momento delicado que vive a saúde pública na região e os esforços que tem sido feitos em busca de apoio para garantir assistência hospitalar na região. O prefeito lembrou agenda em Belo Horizonte, onde levou à Secretaria de Estado de Saúde, o manifesto de prefeitos do Alto Paranaíba, por um apoio do Governo do Estado neste momento, seja na estruturação da Santa Casa de Misericórdia, seja na ampliação de leitos do HRAD.

O prefeito de Patos de Minas lembrou que a Santa Casa de Misericórdia é um projeto coletivo, que só está sendo viabilizado através do apoio da Fepam/Unipam, empresários de Patos de Minas, Governo de Minas, e sinalização positiva de recursos empenhados pelo Senado. “É a nossa maior necessidade e nossa maior urgência. Se a gente não tiver uma situação mais digna para a nossa população. São mais de 3 mil pessoas de Patos de Minas e da região esperando uma cirurgia eletiva. Não tem nada mais grave que isso”, comentou o prefeito. 

Luís Eduardo Falcão ainda ressaltou que a gestão da Santa Casa de Misericórdia onde hoje funciona o Hospital de Campanha, começa já no mês de agosto, com a abertura imediata de 30 leitos.   A Santa Casa de Misericórdia deve absorver 70 leitos clínicos, sendo 30 UTIs adultas, 20 UTIs neonatais, e maternidade, além de suprir a demanda de cirurgias eletivas, além do serviço de hemodiálise, que deve funcionar em outro anexo, para melhor atendimento aos pacientes. Já a construção dos dois andares, viabilizados através da FEPAM/UNIPAM, já caminha com a contratação de empreiteira, com previsão de conclusão em 120 dias.

Na oportunidade, por videochamada, o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, participou da reunião, onde confirmou o apoio do Governo do Estado na estruturação da Santa Casa. De acordo com o secretário, a pasta deve viabilizar recursos para compra de equipamentos. "Nossa equipe já está avaliando como o Estado pode contribuir nesse pontapé inicial, em relação à abertura desse hospital que é um grande desafio em tão pouco tempo, e que só será possível com a união de todos os interessados”, comentou.

A reunião seguiu com apresentação técnica da Prefeitura de Patos de Minas, que apresentou proposta de contrapartida de municípios, com base no número de habitantes. Em seguida, técnicas do Cisalp presentes na reunião falaram sobre as possibilidades jurídicas para que os municípios possam fazer essa contrapartida à Santa Casa de Misericórdia.

A Secretária Municipal de Saúde de Patos de Minas, Ana Carolina Magalhães lembrou que a estruturação da Santa Casa nesse momento será fundamental para garantir recursos do SUS e manter na região, os serviços de alta complexidade, como a oncologia, a hemodiálise, entre outros. 

Além da contrapartida dos entes públicos, a Santa Casa de Misericórdia, por seu caráter filantrópico, poderá receber recursos de várias formas, seja por programas de dedução de Imposto de Renda, seja por doações de empresas e pessoas físicas, seja por arrecadação em campanhas beneficentes.

Por fim, várias dúvidas dos secretários municipais de saúde foram sanadas pela equipe da Prefeitura de Patos de Minas, que reiterou a importância do apoio das prefeituras neste primeiro semestre de funcionamento da Santa Casa. A proposta será encaminhada formalmente à todos os municípios associados da AMAPAR.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

Fonte: : Amapar

OUTRAS NOTÍCIAS