TeraByte

Covid-19: aumento de casos da doença entre os mais jovens preocupa

Público de 20 a 39 anos representa mais de 50% das confirmações em Patos de Minas a partir de 14 de setembro

por Weslley Raphael
28/09/2020 - 18h07

A contaminação de jovens e jovens adultos pelo novo coronavírus nos últimos dias em Patos de Minas tem sido motivo de alerta, e os números mostram que manter atenção nesse público é, de fato, necessário. Isso porque 123 dos 232 casos positivos da doença contabilizados entre 14 e 25 de setembro estão na faixa etária de 10 a 39 anos, ou seja, 53%. Nesse grupo, os mais atingidos são, respectivamente, aqueles com idade de 30 a 39 anos (49,6%) e de 20 a 29 anos (42,3%). 

Esses percentuais mostram que cerca de 61 pessoas na faixa de 30 a 39 anos tiveram diagnóstico confirmado para Covid-19 nesse intervalo de 12 dias, ou seja, média de cinco positivos diariamente. No caso do público de 20 a 29 anos, a média diária de confirmações foi de 4,3. Embora em menor grau, a presença do vírus no grupo abaixo de 20 anos também chama atenção para o período analisado: dez contaminações, sendo sete em jovens de 17 a 19 anos.  

Para o coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano Lopes, os números confirmam o que todos estão vendo: relaxamento nos cuidados contra o coronavírus. “É verdade que muitas flexibilizações foram feitas, mas para isso foram criados protocolos que devem ser seguidos. A pandemia não acabou, sendo assim não podemos fazer festinhas ou aglomerar em eventos particulares, inclusive nos familiares. O público mais jovem, em especial, insiste em menosprezar a doença e, dessa forma, coloca em risco sua própria saúde e a daqueles que estão se prevenindo.”

Diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento do município, Élcio Moreira mostra que os dados não mentem. “Após o feriado de 7 de setembro, em especial a partir do dia 14, de fato tivemos mais jovens atendidos no Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19. Antes, eles representavam 20 a 30% da demanda, e essa passou para 50%”, disse, acrescentando: “O maior risco é que eles são possíveis transmissores do vírus para a população mais idosa“. O médico explica que, embora as internações não sejam rotina entre esse público, elas acontecem. 

Novo estudo publicado em julho no Journal of Adolescent Health chama atenção justamente para o fato de jovens adultos também serem vulneráveis e poderem apresentar diversas complicações caso contraiam a Covid-19. Pesquisadores descobriram que um terço dos americanos entre 18 e 25 anos apresentam fatores de risco para a doença, como o tabagismo. Na sequência estão asma, obesidade e distúrbios do sistema imunológico, a exemplo de artrite reumatoide. 

Charles Irwin, pesquisador sênior do estudo, disse que a diferença entre os idosos que apresentam complicações relacionadas à infecção e os jovens está diminuindo. Isto é, os mais novos também estão apresentando complicações e precisando de atendimento médico. A pesquisa também reforça que a doença pode deixar sequelas permanentes que vão muito além do pulmão.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 98873-4068.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS