Patos em Destaque Whats

PI Intercursos desenvolve projeto sobre a Internet das Coisas

A apresentação final dos projetos já tem data marcada. O evento acontecerá no dia 30 de junho, no auditório do bloco E

por Weslley Raphael
19/03/2018 - 16h24

Alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) estão desenvolvendo o Projeto Integrador intercursos, intitulado “Internet das Coisas”, no qual os alunos desenvolverão protótipos, conectados a internet, por meio de sensores.

De acordo com o coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Sandro Matias, projetos como esse são de extrema importância para o cenário atual. “Hoje, percebemos uma tendência no mercado, no desenvolvimento de soluções interconectadas. Desta forma, fizemos um PI intercursos para propormos protótipos viáveis, que se tornarão reais ao longo do desenvolvimento do projeto de PI”, afirmou Sandro Matias.  

Na última sexta-feira (16), os alunos participaram de uma mentoria no Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo), com o Analista de Inovação da Algar Telecom, Dione Luís Sousa Barbosa, o Consultor Empresarial, David Soares e o CEO da COLMEIA de Uberlândia, Thiago de Castro. Na oportunidade, os alunos receberam uma nova visão para seus projetos, sendo orientados sobre modelos de negócios, canvas e pitch.

Segundo a aluna do 5º período de Sistemas Informação, Stéphane Castro, o seu projeto será voltado para gestantes. “A nossa ideia é um monitoramento que cuidará tanto da saúde da gestante, como da saúde do bebê. Assim, tirará as complicações e as preocupações que a grávida tem, para saber se o feto está bem”, explicou a aluna.

Já o projeto do aluno do 7º período de Engenharia Elétrica, Roniere Severo, será a criação de um dispenser automático de remédios. “A nossa ideia fará a liberação dos remédios na hora exata para o paciente correto. Nosso produto é voltado principalmente para idosos e para Centros Clínicos”, afirmou o aluno. 

De acordo com o Consultor Empresarial, David Soares, os projetos apresentados são viáveis. “As ideias são sólidas e resolvem projetos reais de pessoas e de empresas. Essas ideias se melhor trabalhadas, principalmente do ponto de vista de gestão, podem se transformar em startups ou empresas e desenvolverem o ecossistema da cidade de Patos de Minas”, explicou David Soares.

A apresentação final dos projetos já tem data marcada. O evento acontecerá no dia 30 de junho, no auditório do bloco E.

O que é a Internet das Coisas

A Sigla Internet of Things (IoT) ou “Internet das Coisas”, foi criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts e representa a conexão a internet de coisas e objetos, com infinitas possibilidades, na qual qualquer situação possa ser acompanhada.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Assessoria de Comunicação - UNIPAM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS