Patos em Destaque Whats

Diplomas de Mérito Cultural “Francisco Melgaço de Faria – Chiquito” são entregues na Câmara Municipal

A referida honraria tem a finalidade de homenagear pessoas físicas e jurídicas que contribuem ou que tenham contribuído para a promoção da cultura no Município.

por Weslley Raphael
09/11/2018 - 10h28

Com o plenário repleto de pessoas, em sessão especial, a Câmara Municipal de Patos de Minas entregou, na noite de terça-feira (06/11), dezesseis diplomas de Mérito Cultural “Francisco Melgaço de Faria – Chiquito” e um diploma de Título de Empreendedor de Sucesso.

A cerimônia foi presidida pelo Presidente da Câmara, Vereador Francisco Carlos Frechiani, que cumprimentou os homenageados, bem como ressaltou a importância do evento e o reconhecimento dos patenses aos talentos que contribuem para o engrandecimento da cultura de Patos de Minas. O Poder Executivo Municipal esteve representado pelo Vice-Prefeito Paulo Roberto Mota.

Durante a entrega dos diplomas, os presentes puderam conhecer um breve histórico de vida de cada homenageado, motivo de fortes aplausos da plateia. 

Mérito Cultural “Francisco Melgaço de Faria – Chiquito”

Outorgado por meio de Decreto Legislativo, o Diploma de Mérito Cultural “Francisco Melgaço de Faria – Chiquito” foi criado pela Resolução nº 282, de 26 de novembro de 2013, originada de projeto de autoria do então Vereador Lindomar Francisco Tavares, sendo concedido no segundo ano de cada legislatura, preferencialmente no mês de novembro, com a finalidade de homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído para a promoção da cultura no Município. 

A honraria recebeu o nome de “Francisco Melgaço de Faria – Chiquito” em homenagem ao grande homem, poeta, violeiro, cantor e compositor sertanejo, que nasceu em setembro de 1925 e faleceu em outubro de 2013, aos 88 anos de idade, deixando um importante legado na cultura patense.

Pronunciamentos

O primeiro a discursar foi o Vice-prefeito, Paulo Roberto Mota, que cumprimentou a todos os homenageados, justificou a ausência do Prefeito e reforçou a relevância da cultura, ocasião em que defendeu a Lei Roaunet, principal fonte de financiamento do meio artístico e cultural. “Gostaria que essa lei, fosse ao longo do tempo, o principal meio de captação de recursos para a área cultural”.

Na sequência, a homenageada Alétis Jaqueline Garcia Silva discursou em nome dos demais homenageados. Repleta de sentimentos e carisma, a cantora salientou sobre a valorização da cultura, o crescimento artístico e os sonhos: “aprendi, neste percurso, que sonho, por mais difícil que pareça, é possível de ser realizado, acredite em vocês, nos seus sonhos”, complementou. Ao final de seu discurso, brindou a todos com uma linda canção, que arrancou muitos aplausos e elogios de todos os presentes.    

O discurso de encerramento foi do orador oficial da sessão, Vereador Isaías Martins de Oliveira, que, após as formalidades, salientou sobre as diversas manifestações culturais e citou, emocionado, alguns agraciados pelo excelente trabalho na promoção da cultura no Município. “Parabéns a todos vocês, obrigado por existirem em nossa cidade e em nossas vidas”, finalizou.

Confira a lista de agraciados com o diploma de Mérito Cultural:

1.       Alétis Jaqueline Garcia Silva

2.       Aline Teodoro Oliveira

3.       Banda Najjas do Forró, representada pelo integrante Eder Moura de Brito.

4.       Banda Pássaro Vivo, representada pelo membro Lucas André de Paula.

5.       Coral Sementes do Bem, representado pela integrante Maria Cecília Ribeiro Nunes.

6.       Dupla Bruno e Daniel

7.       Gracinha Araújo

8.       Grupo de Seresta Trovadores ao Luar, representado pelo participante Wilmar Gonçalves de Carvalho.

9.       Moisés José Salvador

10.     Nilton Correa dos Santos – Mestre Correa

11.     Paulo Márcio da Costa

12.     Pedro Paulo da Silva, representou Fátima Lúcia Caetano.

13.     Rodrigo Caixeta Silva

14.     Sebastião Belchior Basílio

15.     Selma Helena Marques

16.     Sérgio Cunha

Na ocasião, também foi entregue um diploma de Título de Empreendedor de Sucesso ao empresário Marcos Paulo Machado de Magalhães.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS