UNIPAM

Senar capacita produtores rurais para operação de trator em Serra do Salitre

Quase metade da turma foi composta por mulheres. Bruna Aparecida tem só 22 anos, mas desde que nasceu vê o pai operar trator na fazenda onde cultivam café.

por Weslley Raphael
16/08/2017 - 11h22

Produtores rurais e filhos de produtores rurais de Serra do Salitre, no Alto Paranaíba, fizeram o curso de Operação de Trator, ofertado pelo Senar Minas em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais do município.

O curso tem duração de cinco dias, e os participantes tem aulas teóricas e práticas. “Na parte teórica, abordamos principalmente questões de saúde e segurança no trabalho, condução de máquinas agrícolas em vias públicas, e questões de preservação do meio ambiente. Na prática, os participantes operam o trator com implementos, neste caso, utilizamos uma grade aradora hidráulica. Além disso, eles fazem a manutenção preventiva do TAP [trator agrícola de pneu], ressaltando sempre a importância deste trabalho para uma maior vida útil do equipamento, seja ele o próprio trator, ou seus implementos”, detalha o engenheiro agrônomo e instrutor do curso, Eugênio da Silveira.

Quase metade da turma foi composta por mulheres. Bruna Aparecida tem só 22 anos, mas desde que nasceu vê o pai operar trator na fazenda onde cultivam café. Atualmente, a jovem mora na cidade por causa dos estudos, mas nem pensa em se afastar da zona rural e, por isso, quis fazer o curso do Senar. “Eu já tinha pilotado trator, tinha noções básicas, mas agora me sinto quase uma profissional. Aprendi a operar com grade aradora, e ainda aprendi a parte de manutenção e mecânica. Percebo que assim como eu, muitas mulheres têm se interessado por esta área”, conta, empolgada.

“Após o curso, os produtores e trabalhadores rurais veem a atividade com outros olhos. Sabendo fazer manutenção, regulagem e operação de forma correta, terão mais eficiência operacional, que significa menor tempo de operação, menor custo com combustível e peças de reposição, e, com certeza, mais segurança para o operador”, conclui o instrutor.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Elcio Fonseca Chaves Júnior Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS