Patos em Destaque Whats

Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde

O curso de capacitação tem o objetivo de qualificar os profissionais para fortalecer ainda mais o serviço de saúde

por Weslley Raphael
16/07/2019 - 12h51

Foram iniciadas, neste mês, as atividades de capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Essa capacitação é realizada pela Diretoria de Atenção Básica juntamente com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG). As atividades fazem parte do Plano de Educação Permanente em Saúde dos profissionais da Atenção Básica e têm previsão de término em novembro de 2019.

O curso de capacitação dos ACS tem duração de 5 meses, perfazendo carga horária de 400 horas. Do total dessa carga horária, 200 horas serão destinadas a atividades em regime presencial e 200 horas serão de dispersão nos territórios de saúde. O principal objetivo do curso é a reflexão sobre a prática profissional e o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo para a qualificação dos profissionais e melhoria dos processos de trabalho, ampliando a assistência e facilitando o acesso aos serviços de saúde. 

As aulas são ministradas pelos enfermeiros e apoiadores da Atenção Básica que foram previamente capacitados pela ESP-MG e pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPES) do município. Essa capacitação envolve 234 agentes de saúde que foram homogeneamente distribuídos em 8 turmas. Os encontros presenciais ocorrem uma vez ao mês com duração de uma semana, sendo que as Unidades Básicas não ficam descobertas e os serviços continuam normalmente sendo ofertados à comunidade.

Para o diretor da Atenção Básica, Iraí Ferreira de Ázara Júnior, o curso de capacitação dos ACS é uma oportunidade de qualificar os profissionais para o fortalecimento da atenção primária à saúde, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem também acontece em serviço e as transformações ocorrem a partir da reflexão da realidade em que estão inseridos. Além disso, destaca a potencialidade do trabalho dos ACS, valorizando o colaborador e os serviços prestados ao município e à comunidade. 

Ainda cabe ressaltar que essa capacitação promove integração profissional e alinhamento do processo de trabalho. Para os meses seguintes, o NEPES tem programado capacitações para enfermeiros e auxiliares de enfermagem, médicos, cirurgiões-dentistas, auxiliar e técnico de saúde bucal e auxiliares administrativos.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS